Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Galeria Municipal inaugura duas exposições em junho
23-05-2019
A Galeria Municipal do Porto inaugura a 8 de junho, pelas 16 horas, as exposições "De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho, e "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", da artista Maria Trabulo com curadoria de Pieternel Vermoortel.

"De Outros Espaços" dá continuidade à parceria entre a Galeria Municipal do Porto e a Fundação EDP e insere-se na série "Perspetivas", na qual o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT) propõe abordagens temáticas à Coleção de Arte Fundação EDP.

O projeto expositivo contrapõe as noções de espaço, trabalhadas e imaginadas de forma diferente por artistas visuais e pelas disciplinas científicas ou técnicas, a partir de instalações, pintura e escultura de 43 autores. A exposição explora tópicos que surgem dessa contraposição, como as questões de identidade ou de género, a alienação social nos contextos urbanos contemporâneos, ou a revisitação de memórias históricas complexas.

Por seu lado, "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente" parte de uma investigação que Maria Trabulo desenvolveu no Médio Oriente sobre a forma como a participação no espaço público pode possibilitar uma revolução e pretende refletir sobre o lugar ocupado pelas ficções e histórias nas construções sociais e políticas contemporâneas.

Recorrendo a diferentes perspetivas de pensamento e propostas artísticas, Maria Trabulo, vencedora do prémio Novo Banco Revelação em 2018, constrói um projeto expositivo com as suas obras e as de mais nove artistas, que pretende definir qual o lugar da arte e dos artistas na participação social e política em contexto de revolução. O projeto foi desenvolvido em colaboração com Pieternel Vermoortel, diretora artística da Netwerk, Aalst, e diretora do programa de curadoria FormContent.

No mesmo dia, às 17 horas, decorrerá também uma apresentação da exposição com Maria Trabulo e Pieternel Vermoortel.

As duas exposições serão de entrada livre e poderão ser visitadas de 8 de junho a 18 de agosto de 2019, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo entre as 14 e as 16 horas.