Cultura

Galeria Municipal do Porto e Kunsthalle Lissabon apresentam "Astray"

  • Notícia

    Notícia

caroline-astray.jpg

A Galeria Municipal do Porto e a Kunsthalle Lissabon apresentam a partir desta semana Astray, um projeto da artista Caroline Mesquita que, assim, exibe o seu trabalho pela primeira vez em Portugal.

O projeto terá dois momentos expositivos distintos, fruto de uma colaboração entre as duas instituições: "Astray (Prologue)" inaugura a 12 de dezembro, às 18,30 horas, na Kunsthalle Lissabon, e constitui uma introdução a "Astray", corpo central expositivo com curadoria de Sofia Lemos, que será apresentado na Galeria Municipal do Porto de 16 de março a 19 de maio de 2019.

Posteriormente, será publicada uma edição bilingue que partilha a investigação da artista e engloba as duas exposições individuais.

O primeiro momento expositivo, "Astray (Prologue)", foi desenvolvido na Kunsthalle Lissabon, onde a artista cruzou o imaginário da exploração arqueológica com narrativas que se inscrevem no campo da ficção científica para criar um ambiente estranho e desconcertante. No espaço expositivo subterrâneo, o público é confrontado com uma história alternativa onde o tempo é ambíguo - passado e futuro misturam-se e deixam pressentir a existência de uma outra sociedade ou civilização.

Caroline Mesquita nasceu em 1989 em Brest (França), vive e trabalha em Marselha, tendo estudado na École Nationale des Beaux-Arts, em Paris, e na The Mountain School of Art, em Los Angeles. O seu trabalho tem integrado várias exposições individuais e coletivas em instituições e galerias como o Centre Pompidou, em Paris, o Parcours Art Basel, a T293, em Roma, ou a Mother Culture, em Los Angeles. A artista venceu a 19.ª edição do Prix Fondation d'Entreprise Ricard, em 2017.