Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Galeria Municipal do Porto apresenta "Waves and Whirlpools" e anuncia visita guiada
10-09-2020

No próximo sábado, dia 12 de setembro, a Galeria Municipal do Porto irá apresentar duas novas exposições: "Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição" e "Waves and Whirlpools". O segundo projeto, apresentado na Mezzanine da GMP, reúne obras de Luís Lázaro Matos e conta com a curadoria de Martha Kirszenbaum, curadora do Pavilhão de França na 58.ª Bienal de Veneza (2019).


Inspirada na forma triangular do espaço expositivo como uma potencial metáfora do Triângulo das Bermudas, a nova série de obras criada por Luís Lázaro Matos para a exposição transporta o visitante para um remoinho de imagens suspensas no espaço.

Sendo a música uma das principais componentes da sua prática, o artista inspirou-se nos sete temas do seu mais recente álbum, "Waves and Whirlpools", para criar os sete dípticos que constituem o projeto expositivo homónimo. O disco - composto e escrito por Luís Lázaro Matos, cantado em conjunto com Diana Policarpo e produzido por Adriano Ferreira Cintra - será lançado hoje, dia 10 de setembro, no perfil do artista no Bandcamp, plataforma através da qual poderá ser ouvido de forma gratuita e, a partir de dia 12 de setembro, estará também disponível no Spotify.

Tanto as composições pictóricas como as musicais, concebidas a partir de camadas sobrepostas de tinta e de sons, convidam a uma imersão num universo místico, romântico e perturbante, onde se distingue uma fantasia suprema de domínio sobre o oceano e as suas ondas incontroláveis.

No domingo, dia 13 de setembro, pelas 16 horas, o artista e a curadora farão uma visita guiada à exposição. A lotação está limitada a um máximo de 20 pessoas e é obrigatória a inscrição através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Excecionalmente, nos dias 12 e 13 de setembro, as duas exposições poderão ser visitadas até às 21,30 horas.

A entrada nas exposições é livre, estando sujeita ao limite máximo de 30 pessoas e demais regras de higiene e segurança atualmente em vigor.

Todas as informações referentes à programação podem ser consultadas no site da Galeria Municipal do Porto.