Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição de arte na Galeria Municipal
06-03-2015

Foi ontem inaugurada na Galeria Municipal Almeida Garrett uma das maiores e melhores exposições de arte contemporânea do mundo. "You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na coleção Sindika Dokolo" reúne obras de 50 artistas de várias nacionalidades.




Trata-se da mais importante mostra da coleção da Fundação Sindika Dokolo alguma vez concretizada, contando com a curadoria de Bruno Leitão e Suzana Sousa e fazendo parte da programação que explora o tema FELICIDADE, transversal à atividade do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.


O vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva, explicou que está aberta a oportunidade de se criar " um fórum de discussão do que é África hoje aqui no Porto. Há todo um conjunto de possibilidades interessantes que se abrem e que podem transformar o Porto numa espécie de capital europeia da discussão do tema África".


Sindika Dokolo, presidente da fundação homónima, durante a sua intervenção, referiu que "a arte é um campo universal em que as fronteiras não têm lugar e onde, quando a mão amiga encontra uma mão para a receber, o insucesso não existe".


Antes, o colecionador de arte foi agraciado com a Medalha de Mérito da cidade, Grau Ouro, nos Paços do Concelho. Rui Moreira salientou que o "Porto é "uma cidade disposta a conhecer o mundo contemporâneo em toda a sua diversidade e complexidade", uma cidade "acolhedora e amiga daqueles que nos permitem pensar o nosso passado, presente e futuro com liberdade crítica", disse.


Sindika Dokolo, por sua vez, frisou que o galardão recebido "foi uma marca de consideração que vai muito além de uma exposição de arte", agradecendo o "gesto simbólico e corajoso" da autarquia tal como o apoio da sua "equipa que tem desenvolvido uma série de projetos culturais" com vista a "criar pontes com o resto do mundo".




O Executivo Municipal esteve presente em ambas as cerimónias, assim como várias personalidades da vida social, económica e cultural do Porto e angolana, incluindo a mulher do colecionador, Isabel dos Santos.


"You Love Me, You Love Me Not" é a uma exposição internacional que propõe um discurso que equaciona social e politicamente o amor, a identidade e o território e que se singulariza pela inclusão de importantes nomes da arte contemporânea, mas também por refletir de forma crítica e pungente a filiação da arte africana neste universo. Propõem-se percursos da produção artística africana com forte incidência na história recente que refletem sobre afetos e sobre questões sociopolíticas.

 

+Info:

"You Love Me, You Love Me Not" -  Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo


Galeria Municipal Almeida Garrett


De 5 de março a 17 de maio de 2015


Brochura You Love Me, You Love Me Not