Cultura

Galeria AMIarte inaugura neste sábado exposição de pintura de Manuel Malheiro

  • Notícia

    Notícia

OUSIA_Manuel_Malheiro.jpg

A Galeria AMIarte, núcleo de ação cultural da Fundação AMI, inaugura neste sábado, às 16 horas, a exposição individual de pintura "OUSÍA", do artista plástico e professor universitário Manuel Malheiro, que tem como objetivo a angariação de fundos para a continuidade de uma ação humanitária global com cerca de 32 anos.

Manuel Malheiro (n. 1954), natural de Monção e com formação na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), onde já foi docente, teve como tema da tese de mestrado "Não é isso, a necessidade de representar o indizível". Foi assistente do pintor e professor Sá Nogueira (1921-2002) na Escola Superior Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira, realizou um Estágio de Desenho na National Academy of Design School and Fine Arts of New York e é atualmente professor de Artes Visuais no curso superior de Artes e Multimédia do ISMAI. Expõe, individual e coletivamente desde 1990, em Portugal, Espanha e França. Depois de, em 1995, ter integrado a I Exposição de Artes Plásticas da AMI - Fundação Assistência Médica Internacional, regressa agora no âmbito da programação de 2017 da Galeria AMIarte com uma mostra individual.

OUSÍA vem do grego e significa, de acordo com a tradução para o latim e o português, substância ou essência. Nesta exposição individual, com cerca de três dezenas de trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos 10 anos, o pintor apresenta três séries: vinho, Porto e cadeira. A sua produção criativa mantém uma linguagem que poderá derivar do expressionismo, de forte influência do gestual e do informalismo, caminhando, através de um processo mental de inquietação e síntese, para a abstração. É a escrita do indizível (o que não se diz, o imaterial, a substância, a essência, a tal OUSÍA) como gosta de afirmar o pintor.

A exposição estará patente na Galeria AMIarte (Rua da Lomba, 153-159, Porto - perto da Estação de Campanhã) até 15 de julho e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas (exceto nos feriados).