Gabinete do Munícipe lança serviço de interpretação para cidadãos surdos
Notícia
A partir de quinta-feira, 2 de novembro, o Gabinete do
Munícipe disponibiliza um novo serviço dirigido aos cidadãos surdos,
no âmbito do projeto "Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP",
dinamizado pela Área Metropolitana do Porto.
A comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do Gabinete do Munícipe por via presencial ou através do canal telefónico
passa a ser intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP),
através de videochamada.
Ou seja, os contactos telefónicos poderão ser realizados a
partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número
12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos
contactos a conta "Serviin - Intérprete LGP").
No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do
Munícipe, com recurso a um "tablet", estabelece contacto (através do Serviin, via
Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a
informação veiculada pelo cidadão.
O objetivo primordial é anular as barreiras na acessibilidade
à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos
surdos contactar com o atendimento do Gabinete do Munícipe de uma forma
mais autónoma e imediata.
+Info: Informações adicionais encontram-se disponíveis no
Portal do Cidadão Surdo