Sociedade

Futuro chega à Invicta em julho e dá acesso remoto ao computador quântico IBM

  • Notícia

    Notícia

#mno_Euronext_07.JPG

Miguel Nogueira

Ensinar programação nos computadores do futuro é a grande meta do evento Future of Computing, que o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto organiza em julho com o apoio do Município através do ScaleUP Porto.

Para tal, a iniciativa, que decorre entre 1 e 5 de julho, vai permitir aos participantes o acesso remoto ao computador quântico da IBM.

A segunda edição do Future of Computing, que volta a juntar os maiores especialistas das várias áreas da computação na cidade do Porto, conta com workshops e palestras da NVIDIA, IBM e de investigadores das melhores universidades mundiais.

O maior evento deste tema em Portugal vai focar-se principalmente em computação quântica, neuromórfica, bioquímica e programação com recurso a GPUs, sendo um dos grandes destaques o workshop dirigido pela NVIDIA. Tendo em conta que a utilização de GPUs tem revolucionado a inteligência artificial e acelerado os algoritmos de machine learning, os participantes nesse workshop vão aprender os detalhes de programação de GPUs e conhecer as mais avançadas aplicações de inteligência artificial.

"O Porto vai ser, mais uma vez, a capital do futuro da computação", considera Cláudia Ribeiro da Silva, Head of Business Development - Tech do UPTEC, avançando que "o Future of Computing quer juntar estudantes de mestrado e de doutoramento, a indústria,
interessados em novas formas de computação, professores e investigadores. Queremos que surjam novas ideias e formas de pensar diferentes acerca das tecnologias mais avançadas de computação". 

Após uma contextualização histórica, o primeiro dia vai ser dedicado ao workshop da
NVIDIA com especialistas em GPU Accelerated Computing with Python. O segundo dia terá como tema computação neuromórfica, seguido por computação quântica no terceiro dia. Computação química e indústria são os temas que vão fechar a semana do Future of Computing. 

A primeira edição do evento, em 2018, juntou 150 pessoas de 10 países.

Os bilhetes para a segunda edição e mais informações estão acessíveis AQUI.