Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Funicular fecha para manutenção
27-02-2015

O Funicular dos Guindais interrompe a sua circulação de 3 a 5 de março para a operação anual de manutenção.


O transporte turístico que levou a bordo quase 5 milhões de pessoas, vai efetuar a revisão do equipamento num momento de menor procura e de forma a minimizar o impacto junto dos clientes, segundo a Metro do Porto, empresa que opera o equipamento.


Construído pela sociedade «Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura» e operado pelo Metro do Porto, o Funicular foi inaugurado em fevereiro de 2004 e liga a zona da Ribeira à Batalha. Ao longo do seu percurso de 281 metros proporciona uma das mais extraordinárias vistas sobre o Rio Douro. Cada viagem, ao longo da escarpa dos Guindais e da Muralha Fernandina, tem uma duração aproximada de três minutos.


Segundo informação da Metro do Porto, "desde a sua inauguração em 2004, transporta cerca de 450 mil clientes por ano. Para além da sua serventia para a população local, o Funicular tem, também, uma forte componente turística. Por isso, existe uma maior procura aos fins de semana e no verão. Em agosto de 2014 transportou 65 mil pessoas, sendo que a procura entre os meses de maio e setembro esteve sempre acima dos 45 mil passageiros por mês".


A estação da Ribeira é a que tem uma maior taxa de utilização, com cerca de 80% dos clientes. De acordo com os últimos dados da empresa, mais de mil pessoas utilizam este meio de transporte diariamente, chegando a ter mais de 2 mil passageiros por dia quando atinge o pico máximo de procura, referiu a mesma fonte.


O Funicular dos Guindais retoma o seu funcionamento a 6 de março