Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Funicular dos Guindais vai encerrar de 17 a 20 de fevereiro para manutenção
12-02-2020

O Funicular dos Guindais vai estar encerrado entre os dias 17 e 20 fevereiro (entre a próxima segunda e quinta-feira) para a realização de trabalhos de manutenção, informa a Metro do Porto, que tem a concessão do equipamento municipal.


O encerramento está relacionado com a operação de manutenção anual do meio de transporte que liga a zona da Batalha à Ribeira, refere a empresa à Lusa.

Gestão do Funicular regressa à Câmara em março

O Funicular dos Guindais e o Ascensor da Ribeira do Porto (mais conhecido como Elevador da Lada) regressam à gestão da Câmara do Porto em março de 2020.

O objetivo é enquadrar estes dois equipamentos num sistema integrado de ligações mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa do Centro Histórico do Porto, "potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade", refere a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

A gestão vai ser feita através de um contrato de prestação de serviços à Liftech, operadora que venceu o concurso público por prévia qualificação, no valor de 2,17 milhões de euros. Neste momento, o contrato aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas para que possa efetivamente ser executado.

Em 2003, a exploração e operação do Funicular dos Guindais foi cedida à Metro do Porto, por um período de 15 anos, renovável por acordo, tendo esta empresa optado pela contratação externa. Já a operação do Elevador da Lada é, por enquanto, garantida pelos serviços municipais, com o apoio da Domus Social.

O investimento enquadra-se na estratégia municipal de promoção do uso de transportes coletivos e modos suaves, menos poluentes.