Mobilidade

Funicular dos Guindais suspende serviço na quarta-feira para manutenção

  • Notícia

    Notícia

#mno_funicular_guindais.jpg

Miguel Nogueira

O Funicular dos Guindais encerra na próxima quarta-feira, dia 9, para uma ação de manutenção, relacionada com a substituição dos freios. A operação retoma no dia seguinte, quinta-feira, no horário habitual.

A interrupção do serviço decorre apenas em 24 horas e é justificada pela necessidade de intervenção nas centrais hidráulicas, que têm evidenciado nos últimos meses algum desgaste do funcionamento, fruto de serem um dos componentes mais solicitados do funicular.

Este desgaste não compromete a segurança, mas sim a operacionalidade do equipamento.

Os trabalhos vão ser realizados pela prestadora de serviços Liftech, com a colaboração de técnicos especializados da área da hidráulica.

Recorde-se que em junho de 2019, a autarquia deliberou reassumir a gestão do Funicular dos Guindais (anteriormente concessionado à Metro do Porto) e do Elevador da Lada, com o objetivo de os enquadrar num sistema integrado de ligações mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa do Centro Histórico, potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade.

A gestão e manutenção está desde o primeiro trimestre deste ano a ser feita pela Liftech, operadora que venceu o concurso público para a prestação de serviços por prévia qualificação, no valor de 2,17 milhões de euros. O investimento enquadra-se na estratégia municipal de promoção do uso de transportes coletivos e modos suaves, menos poluentes.