Sociedade

Fundo de Apoio ao Porto de Tradição tem candidaturas abertas até 30 de agosto

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_lojas_do_porto_26.JPG

Miguel Nogueira

Está a decorrer até 30 de agosto próximo o prazo para apresentação de candidaturas ao Fundo Municipal de Apoio aos Estabelecimentos e Entidades Reconhecidas ao Abrigo do Programa "Porto de Tradição".

Criado no mês passado por decisão da Câmara do Porto, o Fundo Municipal de Apoio aos Estabelecimentos e Entidades Reconhecidas ao Abrigo do Programa "Porto de Tradição" visa permitir à autarquia "complementar as medidas tidas como benefícios, previstas no Regulamento Porto de Tradição e, assim, contribuir para a preservação da memória coletiva da cidade".

O Fundo aponta, designadamente, para a concessão de apoios de caráter financeiro para garantir a preservação e conservação das características que promoveram a classificação e reconhecimento enquanto lojas e/ou entidades históricas, a concretizar através de "investimento em obras de restauro, reabilitação do interior e fachada, adaptações obrigatórias ou manutenção de espólio e acervo". Abrange também a modernização e sustentabilidade dos estabelecimentos ou entidades, incluindo a aquisição de software e outros equipamentos de suporte à atividade e de segurança.

As candidaturas devem ser entregues no Gabinete do Munícipe (Praça do General Humberto Delgado, 266 - 4000-010 Porto) ou nas instalações do Departamento Municipal de Turismo e Comércio (Rua de Antero de Quental, 367 - 4050-057 Porto), seguindo os termos definidos no Fundo e que podem ser consultados no site institucional da Câmara do Porto em www.cm-porto.pt.

Desde a instituição do programa "Porto de Tradição", em 2016, o Município do Porto já reconheceu 81 estabelecimentos comerciais, incluindo duas entidades (Teatro Sá da Bandeira e Orfeão do Porto), que têm assim um instrumento acrescido de proteção e incentivo às suas atividades.