Sociedade

Freguesias do Porto são todas iguais? Rusgas de São João mostram as diferenças

  • Notícia

    Notícia

Pode-se dizer que foi monumental a quarta vitória consecutiva da Freguesia de Campanhã no concurso das Rusgas de São João: os monumentos da cidade inspiraram a Associação Cultural e Desportiva do Bairro de Falcão.

Representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão, a Junta de Freguesia de Campanhã é a grande vencedora das Rusgas de São João 2019. A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foi a 2.ª segunda classificada, com menos 4 pontos que a vencedora, enquanto a Junta do Bonfim fechou o pódio desta edição.

Pelo quarto ano consecutivo, Campanhã venceu as Rusgas de São João do Porto, uma festa que encheu de cor, música, movimento e alegria a principal sala de visitas da cidade.

O desfile, que juntou milhares de pessoas em redor da Avenida dos Aliados, foi realizado ontem, ao final da tarde, na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto. Cada uma das sete rusgas participantes, em representação de cada uma das freguesias e uniões de freguesia da cidade, cumpriu a obrigatória exibição perante o júri, composto por um total de sete elementos.

As formações foram classificadas com base na coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade. Embora fossem livres na escolha dos temas, as rusgas tinham de apresentar um cunho tradicional e evocar factos e costumes da história da cidade.

Somadas todas as pontuações, a Associação Cultural e Desportiva do Bairro de Falcão conquistou para a Junta de Freguesia de Campanhã a vitória na edição deste ano, totalizando 220 pontos e repetindo, assim, os triunfos de 2016, 2017 e 2018. Composta por 250 elementos, a Rusga de Campanhã prestou este ano homenagem aos grandes monumentos da cidade do Porto.

Com menos quatro pontos que a vencedora, a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos ficou em 2.º lugar. O tema da sua rusga foi "A Sardinha", um dos elementos mais centrais das festas do São João do Porto.

A Junta de Freguesia do Bonfim, representada pelo Praça da Alegria Futebol Clube, foi a 3.ª classificada, com 196 pontos. A mais numerosa das rusgas participantes nesta edição, com 300 elementos, contou a história do São João das Fontainhas.

Classificação das Rusgas de São João 2019:

1.º Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão - 220 pontos

2.º União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos - 216 pontos

3.º Junta de Freguesia do Bonfim representada pelo Praça da Alegria Futebol Clube - 197 pontos

4.º União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, representada pela Associação Solidariedade da Zona das Fontainhas - 180 pontos

5.º União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, representada pelo Orfeão da Foz do Douro - 145 pontos

6.º Junta de Freguesia de Paranhos, representada pelo Rancho Folclórico de Paranhos - 144 pontos

7.º Junta de Freguesia de Ramalde, representada pela Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro - 133 pontos

Veja AQUI o filme do cortejo das setes Rusgas.