Sociedade

Fotografia do Porto em 1886 relança programa de percursos culturais já nesta quinta-feira

  • Notícia

    Notícia

#fib_centro_historico_05.jpg

O programa de redescoberta do Porto através de variados percursos culturais regressa nesta quinta-feira, pelas 14,30 horas, e tem como ponto de partida a Casa do Infante e uma fotografia da cidade de há 131 anos.

Sob condução de técnicos municipais, os percursos contemplam locais associados a eventos festivos ou históricos, objetos, documentos, ruas e espaços com envolvência histórica ou ligações a mitos que fazem também parte do património da cidade.

Na aventura desta quinta-feira pela urbe antiga, e após o mote dado pela descrição visual da foto panorâmica do Porto do século XIX, os participantes seguem desde o Caminho Novo, pelos meandros do Centro Histórico, até à zona ribeirinha. Aí, dá-se o encontro com a memória da ponte pênsil e, a seu lado, a majestosa Ponte Luís I.

Este percurso é o primeiro do programa que a Câmara do Porto agora relança e que irá desenrolar-se durante o segundo trimestre, tendo como tema genérico os homens, os espaços e as construções da cidade.

Com duração média de duas horas, estão previstas até junho mais nove propostas de temática diferente e que irão "ler" na própria cidade os principais acontecimentos que marcaram a sua história, da política à religião, da arte à literatura, com o objetivo de dar a conhecer o património cultural portuense.

Ainda nesta semana, às 14,30 horas de sábado, com concentração no Terreiro da Sé, realiza-se o segundo trajeto, entre o Morro da Penaventosa e o Cais da Ribeira, redescobrindo os principais monumentos e património edificado do Centro Histórico do Porto / Património Cultural da Humanidade.

A participação em cada percurso tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido na Biblioteca Pública Municipal do Porto, Casa do Infante, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Museu do Vinho do Porto, Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre e, ainda, em www.bilheteiraonline.pt.

Pode aceder a toda a informação aqui.