Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fotobiografia de Júlio Resende ganha prémio de ouro nos Muse Awards 2019
08-05-2019
A "Fotobiografia de Júlio Resende (1917-2011)" foi distinguida com o grau Gold (ouro) do prémio Muse Creative Awards 2019.

A obra, idealizada e escrita em vida pelo mestre, foi editada pela Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, com o patrocínio da Câmara do Porto e a criação da agência Omdesign.

Inspirada nos desenhos, pinturas, fotografias e pensamentos de Júlio Resende, esta fotobiografia de cerca de 300 páginas apresenta um 'layout' minimalista, enriquecido pelas obras do próprio artista.

O livro, que segue uma linha cronológica ilustrando a complementaridade entre o trabalho e a vida do pintor, proporciona uma aproximação à intimidade do olhar de Resende, aos seus ensinamentos, ao mesmo tempo que promove o desenho como forma de pensar e ver o mundo.

Júlio Resende nasceu no Porto a 23 de outubro de 1917, diplomou-se em pintura pela ESBAP, onde viria a ser professor, e deixou vasta obra de referência que lhe valeu diversas distinções. Entre tantas, é da sua autoria o célebre painel "Ribeira Negra" que pode ser admirado na entrada do Túnel da Ribeira. Faleceu a 21 de setembro de 2011.