Sociedade

Fóruns para o turismo sustentável levaram o Porto até à Coreia do Sul

  • Notícia

    Notícia

#DR_RV_Seoul.jpg

O Município do Porto participou em dois importantes fóruns internacionais ligados ao turismo sustentável que decorreram nos últimos dias nas cidades sul-coreanas de Seul e Jeju.

O exemplo portuense de desenvolvimento turístico sustentado numa cidade que é Património da Humanidade foi apresentado no evento da capital sul-coreana, o "Seoul International Forum on Peace and Fair & Sustainable Tourism 2019", organizado em conjunto pela Cidade Metropolitana de Seul e pela UNWTO - Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas com o objetivo de promover a discussão sobre paz e turismo justo enquanto formas de cumprir a agenda global dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Representado pelo seu vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, o Porto apresentou também a sua estratégia municipal de desenvolvimento do turismo num painel do 2019 International Forum for Community-Based Tourism, que decorreu na ilha de Jeju e em que, além dessa província, participaram também convidados australianos e da UNTWO. Refira-se que a cidade de Jeju tem 700.000 habitantes e recebe anualmente 15.000.000 de turistas.

Os convites para contribuir ativamente para os dois eventos surgiram no seguimento da visita do Vice-Mayor de Seul ao Porto, em março passado, com o objetivo de vir conhecer a estratégia de turismo da cidade, e do posterior encontro em Lisboa no "1st UNWTO Mayors Forum for Sustainable Tourism".

Paralelamente, a deslocação do autarca portuense à Coreia do Sul foi também ocasião para, na qualidade de presidente da direção da Associação de Turismo do Porto e Norte, assinar um memorando de entendimento com a Seoul Tourism Organization.