Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

FEJS debate jornalismo no Porto
06-10-2015

Durante cinco dias, de 8 a 12 de outubro, o Porto acolhe o Fórum Europeu de Estudantes de Jornalismo (FEJS) para uma Assembleia Geral que convida a participar cerca de 50 jovens de 13 nacionalidades. 


O evento que tem como objetivo discutir um dos temas mais mediáticos do panorama social e político europeu - os Refugiados na Europa - promove, ainda, o debate e a procura de um entendimento acerca da legislação europeia, do asilo e das finanças envolvidas.


A organização da Assembleia Geral do FEJS no Porto integra estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A proposta surgiu de encontros passados entre membros executivos da organização internacional e da comunidade do Fórum com participantes portuenses, nomeadamente nas edições do FEJS na Alemanha (2014) e na Grécia (2015).


A par do habitual calendário conferencista, o programa conta com três palestras de profissionais de áreas distintas: "International Protection in Portugal: The role of the Portugueses Refugee Council", com Cláudia Pedrosa do CPR (Portuguese Refugee Council); "Europe's Refugee Crisis (2015): Media, Persuasion and Semiotics", com o professor Jorge Marinho da Universidade do Porto; e "Among Refugees, this life by a thread", com a jornalista Vanessa Rodrigues.


Faz parte dos pressupostos do FEJS um processo de aculturação, envolvendo troca de experiências entre o grupo de participantes dos diferentes países europeus de onde provêm (Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Espanha, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Suíça e Turquia).


Criado em 1985, o Fórum Europeu de Estudantes de Jornalismo procura ser uma organização internacional dedicada à partilha de informação entre os estudantes europeus de jornalismo, jovens profissionais e todos os interessados no campo jornalístico. O Fórum tem como objetivo juntar a individualidade de cada participante, promover uma interação e networking com ferramentas educacionais enquanto se desenvolvem conhecimentos e capacidades profissionais. 


Portugal recebeu o FEJS por três outras vezes: no Porto e em Braga para os Congressos Anuais de, respetivamente, 1987 e 1997; e em Montesinho, em 2003, para um Lab.


Para mais informações consultar a página https://www.facebook.com/events/490941971066723/