Cultura

Fórum do Futuro propõe reflexão coletiva em 29 sessões de acesso gratuito

  • Notícia

    Notícia

#fib_CI_forum_futuro_2017_10.jpg

Filipa Brito

A quinta edição do

Fórum do Futuro, a realizar de 4 a 10 de novembro no Porto, propõe um espaço público de encontro para pensadores de diferentes disciplinas e origens em 29 sessões de entrada gratuita.

A escritora Margaret Atwood, mundialmente conhecida pelo seu romance "Handmaid's Tale", o arquiteto Toyo Ito, vencedor do Prémio Pritzker, a artista e ativista política Nadya Tolokonnikova (Pussy Riot), o aclamado realizador Luca Guadagnino, vencedor de um Óscar com o seu filme "Call me By Your Name", e o filósofo e escritor Paul B. Preciado, uma das figuras mais relevantes da teoria queer na atualidade, fazem parte de um conjunto de mais de 50 convidados que irão examinar o alcance da Antiguidade nos nossos dias, questionando-o nas suas dimensões sociais, económicas e culturais.

Assim, com contribuições dos campos da literatura, política, arquitetura, astronomia, filosofia e artes visuais e sob o tema Ágora Club, o Fórum apresentará palestras e performances que refletem sobre a manifestação do pensamento clássico na cultura contemporânea, problematizando simultaneamente a possível forma eurocêntrica de conhecermos e compreendermos o mundo.

Por que razão não conseguimos libertar-nos da Antiguidade "clássica" e sair do cânone europeu? Por que motivo não consegue a Humanidade libertar-se do mito para explicar e compreender o mundo?

Essas são algumas das questões que servirão como ponto de partida para esta edição do evento, cujo programa completo pode ser consultado no site www.forumofthefuture.com.