Cultura

Fórum do Futuro apresenta o artista Christian Boltanski e a autora Margaret Atwood

  • Notícia

    Notícia

O artista francês Christian Boltanski e a escritora canadiana Margaret Atwood são os principais convidados de hoje no Fórum do Futuro que, sob o tema "Ágora Club", está a decorrer no Porto até ao próximo sábado e a debater a influência da Antiguidade Cássica na cultura contemporânea.

A programação desta quinta-feira começa novamente no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, onde a artista e coreógrafa romena Alexandra Pirici prossegue a ação performativa contínua "Parthenon Marbles". Partindo do pedido de repatriação das esculturas do Parténon, visa reflexões sobre implicações históricas dos monumentos, tentando imaginar um campo de cultura transnacional mais equitativo e sustentável. Entre hoje e amanhã, o público é convidado a entrar e sair a qualquer momento entre as 12,30 e as 15,30 horas.

Às 17 horas, no Grande Auditório do Rivoli, Mary Reid Kelley e Patrick Kelley apresentam "The Thong Of Dionysus" e Outras Histórias. Os artistas, conhecidos por cruzarem pintura, performance, poesia e vídeo, falarão das suas principais inspirações e da influência dionisíaca que têm na sua prática artística.

Por sua vez, Christian Boltanski, que se dedica a abordar questões universais como a perda, a memória, a infância e a morte, apresentará no Auditório do Museu de Serralves o seu extenso trabalho e a sua relação com a transmissão de obras, da memória histórica e do conhecimento. A sessão tem início marcado para as 19 horas.

A encerrar o dia, Margaret Atwood, escritora mundialmente reconhecida e com um trabalho repleto de referências mitológicas, explicará porque carateriza a sua obra de "realismo social" ou ficção especulativa, onde convida os leitores a refletir sobre as sociedades contemporâneas. A sessão começa às 21,30 horas, no Grande Auditório do Rivoli.

Amanhã, sexta-feira e penúltimo dia de Fórum do Futuro, há nova apresentação de Parthenon Marbles, de Alexandra Pirici, entre as 12,30 e as 15,30 horas, seguida da última Artist Talk da semana. A artista Kapwani Kiwanga, que se apresenta como uma antropológa do futuro, questionará então se pode uma comunidade procurar marcas da sua história, deliberadamente apagada, e imaginar possíveis futuros em "Afrogalactica III: Deep Space Scrolls".

Às 19 horas, no Cinema Trindade, será apresentado o filme "What is Democracy?", de Astra Taylor, realizado com o intuito de provocar e inspirar reflexão e mudança, partindo do conceito grego de democracia que muitas vezes tomamos como garantido. O filme é exibido na versão original em inglês e sem legendas.

Às 21,30 horas, o filósofo, curador e escritor espanhol Paul B. Preciado questionará o significado de ser transfeminista e se é sequer possível essa reflexão fora do contexto das políticas identitárias da social democracia do Ocidente ou a discussão de políticas LGBTQ para além da oposição entre heterossexualidade e homossexualidade, no Grande Auditório do Rivoli.

A encerrar o dia, a performance "As Metamorfoses de Ovídio" - cerca de 250 narrativas sobre transmutações de seres humanos e sobre humanos noutros seres e elementos - é o ponto de partida para a criação da mala voadora, que recriará a História do Mundo que será apresentada às 23,30 horas no espaço da mala voadora.

Todas as sessões do Fórum do Futuro são de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no dia e local de cada evento, até ao limite de dois por pessoa. O Teatro Municipal do Porto Rivoli tem a bilheteira em funcionamento todos os dias, entre as 13 e as 22 horas, e o Museu de Serralves disponibiliza os bilhetes entre as 10 e as 19 horas. O Cinema Trindade estará a funcionar entre as 14 e as 23,30 horas, enquanto na mala voadora não é necessário, já que a sessão decorre de forma contínua.

O programa completo pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.