Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fórum do Futuro apresenta Artists Talks no Teatro Rivoli
28-10-2018

A quinta edição do Fórum do Futuro, que decorrerá entre 4 e 10 de novembro, apresenta um conjunto de Artist Talks com a presença de artistas de várias nacionalidades e práticas cujo trabalho se cruza temática e plasticamente com o tema deste ano - Ágora Club - que se dedica a refletir sobre a manifestação da Antiguidade na cultura contemporânea.


As sessões das 17 horas durante os dias de semana do Fórum do Futuro (de dia 5, segunda-feira, a dia 9, sexta-feira) são dedicadas às Artist Talks e realizam-se sempre no Pequeno Auditório do Teatro Municipal Rivoli.


Os primeiros, no dia 5, são Slavs and Tatars, coletivo artístico fundado em 2006, que apresentarão uma reflexão sobre o potencial da transliteração como estratégia de resistência, indagando conceitos como identidade política, colonialismo e fé.


No dia 6, o coletivo britânico Art & Language explorará o "giro linguístico" na arte contemporânea, abrindo possíveis conexões entre diferentes tipos de diálogo e o importante papel desempenhado pela retórica na Antiguidade.


Walid Raad chega no dia 7, excecionalmente às 19 horas, para apresentar os seus projetos artísticos contínuos, que exploram elementos relacionados com eventos reais, enfatizando a importância da performance, estruturas narrativas e storytelling.


Por seu lado, Mary Reid Kelley e Patrick Kelley, conhecidos por cruzarem pintura, performance, poesia e vídeo na sua prática artística, falarão das suas principais inspirações na sessão agendada para o dia 8.


No dia 9, a artista Kapwani Kiwanga, que se apresenta como uma antropológa do futuro, questionará se pode uma comunidade procurar marcas da sua História, deliberadamente apagada, e imaginar possíveis futuros em "Afrogalactica III: Deep Space Scrolls".


Além das sessões das 17 horas, o Fórum do Futuro contará também com as Artist Talks de Ali Cherri e Nadya Tolokonnikova na sessão de abertura, organizada em três atos e marcada para as 16 horas do dia 4 de novembro.


Também a sessão organizada pelo Museu de Serralves (dia 8 às 19 horas) está integrada neste conjunto de eventos, com Christian Boltanski - autor de um trabalho irredutivelmente singular que aborda questões universais como a perda, a memória, a infância e a morte - que apresentará o seu extenso trabalho e a sua relação com a transmissão de obras, da memória histórica e do conhecimento.


O programa completo do Fórum do Futuro pode ser consultado no site www.forumofthefuture.com.