Sociedade

Fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade é reforçado em 300 mil euros

  • Notícia

    Notícia

#mno_sem_abrigo_joaquim_urbano_19.jpg


Foi hoje aprovada a renovação de protocolo entre o Município do Porto e a SAOM- Serviços de Assistência Organizações de Maria, com vista à continuidade da parceria, através da qual o Município disponibiliza o espaço necessário para a confeção das refeições para os restaurantes solidários e garante também a comparticipação financeira necessária para a aquisição de bens que não sejam doados, num valor de 300 mil euros. 

Considerando a capacidade desta IPSS - Instituição Privada de Solidariedade Social da cidade, de dar resposta às necessidades de confeção de refeições para os restaurantes solidários com elevados padrões de qualidade, através da proposta hoje aprovada, ficam garantidas as condições para o funcionamento dos Restaurantes Solidários do Município do Porto.

Esta parceria é tanto mais importante considerando o atual quadro de pandemia COVID-19 que torna premente o reforço da oferta de refeições para uma franja da população mais vulnerável, uma vez que algumas entidades e organizações de voluntários deixaram de dar, temporariamente, esta resposta.

De acordo com a proposta, assinada pelo Pelouro da Habitação e Coesão Social, é destacada a importância de programas e projetos integrados de ação social, de iniciativa municipal ou em parceria com outras organizações e agentes sociais, visando grupos especialmente vulneráveis. Nesse sentido, é premente a ação da SAOM que, no âmbito da sua missão humanitária, apoia idosos, jovens e pessoas em situação de sem-abrigo, e tem desempenhado um papel ativo na reinserção social de pessoas vulneráveis à exclusão social, como aquelas em situação de sem-abrigo e toxicodependentes.

O protocolo agora aprovado vem não só reforçar a importância da ação da SAOM e da sua experiência na confeção de refeições para o exterior, mas também o seu valioso contributo, através de diversas iniciativas, nomeadamente, através de ações de formação em hotelaria, como cursos de cozinha, com o objetivo de contribuir para a reinserção social de pessoas em situação de exclusão.

Relativamente à rede de rede de restaurantes solidários, de forma a dar resposta ao número crescente de utilizadores destes espaços, o Município está a trabalhar no alargamento da oferta, estando prevista a abertura, no curto prazo, de um terceiro restaurante na zona da Baixa e estando ainda a decorrer o processo para a abertura de um quarto restaurante, na zona da Boavista.