Economia

Formações gratuitas para comerciantes abordam áreas-chave de negócio

  • Notícia

    Notícia

#fib_Loja_na_Rua_08.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto continua a desenvolver com regularidade ações de formação gratuitas dirigidas aos comerciantes da cidade, com o objetivo de fortalecer os negócios e capacitar os recursos humanos. Empreendedorismo, inovação, competitividade e contratação pública são os temas das próximas formações. Para as frequentar, deve formalizar inscrição.

Ao contrário do que se poderá, à partida, imaginar, também os comerciantes se confrontam no seu dia a dia com questões ligadas à contratação pública, dependendo da sua carteira de clientes. Por essa mesma razão, foi desenhada a formação sob o tema "Contratação Pública para Comerciantes", que será conduzida por António Pedro Teixeira, nos dias 26 e 28 de novembro (das 19,30 às 21,30 horas). No final desta ação, pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam ter algumas noções sobre o processo da contratação pública.

Por seu turno, a formação "Empreendedorismo, Inovação e Competitividade nos Negócios", já em curso, mas com a maioria das sessões ainda pela frente (dias 14, 19 e 21 de novembro), procura dar aos participantes uma perspetiva ampla sobre as vantagens da aposta no empreendedorismo e na inovação, com todos os riscos que também lhe estão inerentes; e ainda estimular possibilidades e ferramentas para esses caminhos, procurando a sua aplicabilidade a cada negócio. Esta ação formativa, ministrada por Edite Amorim, decorre entre as 19,30 e as 22,30 horas.

As formações são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia, através do email comercio@cm-porto.pt, do telefone 222 097 106 ou presencialmente no local da formação, Rua de Antero de Quental, 367 (onde está instalado o Departamento Municipal de Turismo e Comércio).

Na formalização da inscrição deverá indicar: nome da ação de formação; nome completo do participante; função; escolaridade; contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial; setor da atividade; morada completa; contacto telefónico e email.

Recorde-se que este plano de ações se destina a empresários e colaboradores do setor do comércio com estabelecimentos comerciais na cidade do Porto.