Sociedade

Formação para seniores fornece conhecimentos de tecnologia e finanças

  • Notícia

    Notícia

#fib_Eu_e_a_minha_reforma.jpg

Filipa Brito

Está a decorrer até sexta-feira, 10 de maio, o período de inscrição gratuita no programa de inclusão e formação financeira para seniores, cuja próxima sessão vai focar a "Capacitação Digital Financeira" e "Planeamento e Gestão do Orçamento".

No arranque da terceira edição, o programa "Eu e a Minha Reforma", promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com a Câmara do Porto, assume um caráter inovador ao cruzar educação financeira com capacitação digital. 

A sessão, que decorrerá nas instalações daquela fundação a partir das 14,30 horas do dia 15 de maio (quarta-feira), será conduzida por Sofia Marques da Silva, da Portugal INCoDe.2030, que irá sensibilizar para a importância da capacitação digital nas pessoas seniores; e por Helena Marques e Mafalda Bessa, do Banco de Portugal, que vão informar os participantes sobre a importância do dinheiro, planeamento e gestão do orçamento.

"Eu e a Minha Reforma" é um programa de sensibilização e educação financeira dirigido a pessoas a partir dos 55 anos, que visa possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos financeiros e competências que permitam aos seniores uma melhor gestão do seu dinheiro e a tomada de decisões financeiras corretas, informadas e conscientes, contribuindo para o seu bem-estar e para uma reforma tranquila.

Implementado sob a forma de oficinas com a duração aproximada de duas horas, o programa é composto por diferentes sessões temáticas, numa lógica pedagógica eminentemente prática, promovendo a interação entre os participantes e os formadores.

A maior parte das sessões realiza-se entre as 14,30 e as 17 horas na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda / Museu do Papel (Avenida da Boavista, 4245), sendo a deslocação da responsabilidade dos participantes, a quem é oferecido lanche.

Inscrição através do email eueaminhareforma@facm.pt ou do telefone 226101189, até ao dia 10 de maio.