Economia

Formação gratuita dá força ao comércio da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_comercio_loja_interior_01.jpg

Linguagem, coaching, iluminação e embalagem são as quatro temáticas a explorar pelas próximas ações de formação gratuita, no âmbito do plano que o Município do Porto promove com o objetivo de robustecer o comércio da cidade através da melhoria de capacidades dos seus recursos humanos.

A primeira dessas ações, que necessitam de inscrição prévia e decorrem no Departamento Municipal de Turismo e Comércio (Rua de Antero de Quental, 367), entre as 19,30 e as 22,30 horas, está marcada para os dias 22, 24 e 29 deste mês e tem por tema "Linguagem verbal e não-verbal". O objetivo é levar os participantes a assumirem uma maior autoconsciência, aumentarem as competências ao nível do relacionamento interpessoal e refletirem sobre as competências que o mercado procura, além de compreenderem a importância da comunicação não-verbal no contexto pessoal e profissional e serem capazes de partilhar estratégias e ferramentas de empatia e conexão.

"Coaching nos negócios" será trabalhado nos dias 25 e 30 de outubro e 7, 11, 18 e 25 de novembro. No final da ação, os participantes terão desenvolvido e melhorado a sua capacidade empreendedora, como metodologia de mudança e geração de resultados.

Ainda em outubro, no dia 31, realiza-se outra ação dedicada à "Iluminação das montras e interior da loja", que tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância do uso de iluminação adequada ao produto e ao público-alvo, tendo em conta que a mudança de lâmpadas ou a posição adequada das mesmas pode melhorar a visibilidade do produto, valorizá-lo e contribuir para aumentar as vendas.

Nesta série formativa, a última temática a tratar é "Embalagem e técnicas de embrulho", nos dias 4 e 5 de novembro. Trata-se de uma ação em que os participantes deverão ser capazes de identificar diferentes tipos de materiais utilizados nas embalagens, embrulhos e etiquetas; identificar qual a embalagem adequada à sua empresa; desenvolver a criatividade e conceber soluções decorativas originais para embalar, embrulhar e identificar presentes; e criar memória pela embalagem.

Todas estas ações se destinam a empresários e colaboradores do setor do comércio com estabelecimentos comerciais na cidade do Porto, podendo as inscrições serem feitas através do email comercio@cm-porto.pt, do telefone 222 097 106 ou presencialmente na Rua de Antero de Quental, 367.

Para formalizar a inscrição, deve ser indicado: nome da ação de formação; nome completo do participante; função; escolaridade; contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial; setor da atividade; morada completa; contacto telefónico e email.