Cultura

Formação de Portugal aprende-se em curso breve com o Prof. Luís Carlos Amaral na Biblioteca

  • Notícia

    Notícia

#fib_biblioteca_municipal_porto.jpg

A Biblioteca Pública Municipal do Porto vai promover um curso breve sobre a formação de Portugal, que terá orientação do medievalista Luís Carlos Amaral, Professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com inscrições até 29 de fevereiro e sessões a decorrer em março, este curso breve irá abordar o contexto social e político em que se inscreve a formação do Reino de Portugal.

Entre os séculos XI e XII, operou-se uma profunda transformação no cenário político do Norte cristão peninsular. A construção da monarquia leonesa e castelhana, acompanhada do desaparecimento do califado de Córdova, conduziu a uma nova relação de forças na Hispânia e desdencadeou um conjunto de dinâmicas cuja evolução se prolongou durante muito tempo.

Nesse contexto, inscreve-se a formação de Portugal, no âmbito de um novo ciclo que, gradualmente, reconfigurando antigos poderes políticos, militares e económicos, viabiliza a transformação do Condado Portucalense no Reino de Portugal.

As sessões do curso vão decorrer entre as 18 e as 20 horas dos dias 4, 11, 18 e 26 de março, sendo a entrada paga (10 euros / 5 euros para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto) com inscrição prévia obrigatória até ao próximo sábado, dia 29.

//

Biblioteca Pública Municipal do Porto

Rua de D. João IV, 2 (ao Jardim de S. Lázaro)

225 193 480 / bpmp@cm-porto.pt