Sociedade

Forbes põe empresa de software que tem centro operacional no Porto entre as melhores do mundo

  • Notícia

    Notícia

#mno_talkdesk_02.jpg

Miguel Nogueira

A tecnológica portuguesa Talkdesk, empresa líder no desenvolvimento de software baseado em cloud para centros de contacto e que tem um dos seus grandes centros de operação instalado no Porto, figura entre as 100 melhores do mundo nesta área, segundo um ranking publicado pela conceituada revista Forbes.

As empresas de tecnologia que têm escolhido o Porto para investir e procurar mão-de-obra especializada voltam assim a figurar no "Forbes 2019 Cloud 100", que é publicado em parceria com a Bessemer Venture Partners e com a Salesforce Ventures, dois grandes grupos de investidores a nível mundial.

Desta vez, a distinção vai diretamente para o Talkdesk Enterprise Cloud Contact Center, responsável por capacitar empresas para que possam fazer da experiência do consumidor a sua maior vantagem competitiva. 

O processo de análise envolveu a classificação das empresas tendo em conta quatro principais fatores: liderança de mercado (35%), avaliação estimada (30%), métricas operacionais (20%) e pessoas e cultura (15%).

"Sentimo-nos muito honrados e orgulhosos por ser incluídos no prestigiante ranking Cloud 100 de 2019 da Forbes. Este reconhecimento é a validação das nossas soluções cloud para contact center e da nossa liderança no mercado da experiência do consumidor", sublinha em comunicado Tiago Paiva, CEO da Talkdesk, que recentemente convidou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para visitar as novas instalações da empresa na cidade.

Em 2017, quando chegou ao Porto, a equipa não tinha mais do que 20 pessoas, mas, com a consolidação do negócio - a Talkdesk saltou de "startup" para "unicórnio" - e o talento que aqui encontraram, logo multiplicaram este número, ao ponto de terem de expandir a operação em apenas dois anos.

O novo espaço, localizado na Rua de Anselmo Braancamp, tem capacidade para receber mais de 250 quadros qualificados. Com regularidade, procura talentos nas áreas da engenharia de software, data engineering, data science, speech science, security, gestão de produto e design de interface e experiência do utilizador.