Sociedade

Foram reconhecidas mais quatro lojas históricas

  • Notícia

    Notícia

#mno_rocha_leitao_01.JPG

Continua em crescimento a malha urbana do comércio de tradição no Porto. Esta manhã, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade o reconhecimento de mais quatro estabelecimentos da cidade: Casa da Filha da Mãe Preta, Deltrilã, Francisco Costa & Irmão, Lda e Rocha & Leitão, Lda. 

As quatro casas comerciais vão agora entrar em consulta pública, conforme o exigido pela normativa legal que rege o programa municipal Porto de Tradição. O reconhecimento é concluído com uma consulta pública de 20 dias, período durante o qual é solicitado o parecer da junta de freguesia onde se localiza o estabelecimento ou entidade a reconhecer.

Na mesma reunião, foi aprovado o reconhecimento definitivo do estabelecimento António Sousa & Herdeiros, Lda, após o grupo de trabalho não ter considerado válida a pronúncia apresentada durante o período de consulta pública.

Com esta entrada, o programa Porto de Tradição passa a proteger 76 estabelecimentos ou entidades históricas. Recorde-se que, recentemente, o presidente da Câmara do Porto entregou aos comerciantes, que integram a listagem de estabelecimentos protegidos dos aspetos mais liberais da Lei das Rendas, uma placa identificativa numa cerimónia pública de reconhecimento.