Cultura

Foral Manuelino de 1517 é o tema de conversa na sessão do Objeto e seus Discursos

  • Notícia

    Notícia

Foral_manuelino_do_Porto.jpg

O Foral concedido ao Porto por D. Manuel I acaba de completar 500 anos e é o tema para a sessão do próximo sábado de Um Objeto e seus Discursos por Semana, que se realiza pelas 18 horas na Casa do Infante, onde o original está exposto,

O códice manuscrito, documento basilar para o governo do Porto e do seu termo durante séculos, é uma obra magnífica da chancelaria régia, quer pela letra usada - o gótico librário - quer pela iluminura da portada, em que se destacam as armas reais, a esfera armilar, a cruz de Cristo e o brasão do Porto.

Este foral, que veio substituir o então existente e que era do tempo de D. Hugo, primeiro Bispo do Porto, possui um valor patrimonial e simbólico para a cidade como testemunho da sua importância regional multissecular.

O documento e o aniversário da sua criação (assinalado no passado dia 20) constituem, por isso, uma oportunidade para o programa municipal um Objeto e seus Discursos por Semana se debruçar sobre ele e descodificar o seu significado, bem como explicar a sua importância histórica, política, social e cultural.

A sessão deste sábado vai ao encontro do Foral Manuelino, um dos documentos mais completos do seu género e no seu tempo e que é o ponto central da exposição patente ao público na Casa do Infante. Os intervenientes são a comissária da exposição, Paula Pinto Costa, o crítico de design Mário Moura e a chefe de Divisão do Arquivo Histórico Municipal e responsável pela Casa do Infante, Maria Helena Gil Braga.

A programação completa do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.