Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Foi apresentado livro sobre a construção do espaço portuário do Porto
17-06-2016

Foi ontem apresentado na Casa do Infante o livro "Porto. A construção de um espaço marítimo no início dos Tempos Modernos", da autoria de Amândio Barros.


Editado pela Academia de Marinha, Lisboa, na sequência da obtenção do prémio "Almirante Sarmento Rodrigues", o livro analisa a evolução do espaço portuário do Porto entre finais da Idade Média e o início da Época Moderna, e os seus principais projetos marítimos e comerciais.


O presidente da Câmara do Porto referiu a importância do livro para a história da própria cidade e da sua evolução identitária, realçando a projeção marítima do burgo.


Luís Adão da Fonseca, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, enunciou as principais facetas da história portuária da cidade, a sua integração num complexo territorial e económico que abrangia todo o Norte de Portugal e a utilização deste modelo de investigação na elaboração de sínteses historiográficas que descrevem a dinâmica portuária portuguesa naquele período histórico.