Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fogo-de-artifício, Pedro Abrunhosa e mais 3 palcos fazem hoje uma grande passagem de ano no Porto
31-12-2018
A cidade está preparada para uma das suas maiores festas: a da passagem de ano, que leva hoje à Avenida dos Aliados milhares de pessoas. Há quatro palcos para escolher, sendo que as principais atenções são o espetáculo de Pedro Abrunhosa e a inigualável sessão de fogo-de-artifício com que o Porto assinala a entrada em 2019.

A Avenida dos Aliados volta a acolher tripeiros e muitas mais pessoas cuja vida está ligada ao Porto e que escolhem a "sala de visitas" portuense para dançar, divertir-se e formular os primeiros desejos para uma nova etapa.

Além da animação típica desta quadra - que desde o início de dezembro inclui atividades para crianças, mercados de Natal ou pistas de gelo - a festa subiu de tom no sábado, com 70 mil pessoas no concerto de Diogo Piçarra acompanhado de Agir e Jimmy P, e atinge hoje o momento mais alto com um grande espetáculo de Pedro Abrunhosa, o qual será interrompido à meia-noite exata para o fogo-de-artifício. Mas retomado logo em seguida.

No seu primeiro grande concerto após o lançamento do novo álbum "Espiritual", o músico portuense segue o mote "Vem ter comigo aos Aliados", que é um dos temas do álbum e serve, assim, de convocatória para esta noite de celebração.

Porém, antes de Pedro Abrunhosa, a música começa a fazer-se ouvir com mais vigor já pelas 22 horas, nos quatro palcos instalados nos Aliados, Poveiros, Leões e Cordoaria.

Na Avenida, a abertura da festa está a cargo da dupla de Djs Alberto Rocha & Francisco Moreira, que aquece o ambiente para Pedro Abrunhosa e Comité Caviar durante cerca de uma hora.

Enquanto isso, a Praça dos Poveiros e a Praça de Gomes Teixeira ("Leões") vivem o Réveillon na Praça by Mateus e divertem-se com os DJs Vítor Oliveira, Mero e Pedrinho K, ininterruptamente até às 3 da madrugada. Nesse mesmo período, o Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) vibra com o Flashback: Especial Fim de Ano e o DJ set de Rui Pimenta & Xico Ferrão.

Claro que, em todos os pontos e por toda a cidade, a festa suspende-se à meia-noite exata, quando Pedro Abrunhosa interrompe o seu concerto e todos os olhos se voltam para os edifícios da Câmara do Porto e do Palácio dos Correios. É daí que "nascem" milhares e milhares de foguetes para um espetáculo de fogo-de-artifício inspirado nas músicas do cantor e que vai decerto maravilhar todos quantos tenham a possibilidade de assistir. Uma profusão de cores associada ao típico estralejar vai anunciar durante 16 minutos e meio que chegou 2019. E há de novo festa com Pedro Abrunhosa, pelo menos até às 3 horas da primeira madrugada de janeiro.

Refira-se que toda a celebração que o Porto vive por estes dias implicou um grande plano de mobilidade e segurança preparado pela autarquia, envolvendo várias entidades. Entre elas estão o Metro do Porto e a STCP, que apresentam serviços de transporte reforçados para esta noite, facilitando o acesso à Baixa sem necessidade de veículo particular.

Por outro lado, a Câmara do Porto tem também montada uma estratégia reforçada de limpeza urbana para a ocasião, a par da estreia dos copos reutilizáveis neste tipo de acontecimento. Até porque a Avenida dos Aliados tem de estar pronta para receber, já na tarde de amanhã, mais um evento de acesso livre: o Concerto de Ano Novo pela Banda Sinfónica Portuguesa, que tem início marcado para as 16 horas deste 1 de janeiro.

Veja o Plano de Mobilidade para hoje (em vigor até às 5 da madrugada) e a forma como a Avenida dos Aliados está organizada. E entre no novo ano à moda do Porto.

PROGRAMA
31 de dezembro/1 de janeiro - Noite de passagem de ano 

22h00-04h00 | Avenida dos Aliados

22h00-23h00 - DJ set de Alberto Rocha & Francisco Moreira
23h00-03h00 - Concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar  
00h00-00h15 - Espetáculo de fogo-de-artifício  

22h00-03h00 | Largo do Amor de Perdição (Cordoaria)
Flashback: Especial Fim de Ano 
DJ set de Rui Pimenta & Xico Ferrão

22h00-03h00 | Praça de Gomes Teixeira (Leões)
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Mero, DJ Pedrinho K e DJ Vítor Oliveira

22h00-03h00 | Praça dos Poveiros
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Vítor Oliveira, DJ Mero e DJ Pedrinho K

1 de janeiro
16h00 | Avenida dos Aliados
Concerto de Ano Novo - Banda Sinfónica Portuguesa