Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fitch elogia "desempenho orçamental saudável e gestão prudente" da Câmara do Porto
17-03-2016

A agência de notação financeira mantém o rating da cidade do Porto em BB+ para a dívida de longo prazo e em B para a dívida de curto prazo. O "Outlook" passa de positivo para estável o que reflete a atual situação de Portugal. Mas a Fitch elogia "desempenho orçamental saudável, dívida moderada, bem como gestão prudente" da Câmara do Porto.


A Fitch salienta a execução orçamental sólida do município do Porto que mantém desde 2009, uma margem operacional acima de 17%, apesar do ambiente económico ainda difícil.


Em comunicado, a agência de notação financeira regista que as contas de 2015 apresentam um desempenho consistente com uma "margem operacional" esperada superior a 20%. Sublinha que o orçamento 2016 é baseado numa previsão de receita operacional prudente, de grande disciplina na gestão da despesa, e com o propósito de reduzir ainda mais a dívida bancária.


Para além da política prudente sobre as finanças, e da procura constante de melhoria de eficiência, Fitch realça a precisão da informação divulgada pelo Município. Termina o seu comunicado destacando que o perfil de crédito intrínseco do Porto está bem acima do Soberano e poderia de beneficiar de uma redução contínua da dívida.