Urbanismo

Finalistas de arquitetura desafiados a desenhar dez espaços da cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 80 finalistas do curso de arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), participam desde esta segunda-feira numa maratona de projeto que desafia os estudantes a refletir e apresentar soluções de desenho urbano em dez espaços da cidade.

A iniciativa, que assenta na partilha de desafios e de experiências entre o Município do Porto e a FAUP, decorre ao longo desta semana, no piso 3 do antigo Edifício dos Correios, junto à Câmara Municipal, e culminará esta sexta-feira com a apresentação pública dos resultados, numa sessão que terá lugar no auditório do Porto Innovation Hub, entre as 15 e as 18 horas.

A Maratona de Projeto "Desenhar a Cidade" conta a colaboração de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares, e docentes da FAUP, de modo a garantir uma experiência prática aos alunos, mais próxima dos agentes de transformação do território, e, por isso, pertinente e estimulante para os futuros arquitetos.

Simultaneamente, pretende discutir soluções inovadoras para diversos espaços da cidade, concretizando diferentes pontos de vista, estratégias ou hipóteses de atuação através do desenho urbano.

Assim, através desta iniciativa, reconhece-se, também, que Desenhar a Cidade contemporânea pressupõe atender à diversidade de leituras e representações produzidas em coletivo, num cenário de consensos e de antagonismos que, em última análise, permitem atribuir um sentido à realidade.

Os trabalhos produzidos ao longo da semana serão apresentados publicamente no Porto Innovation Hub e darão origem a uma publicação, podendo igualmente fazer parte da seleção a integrar a exposição que se seguirá a este evento.