Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Final do Concurso de Leitura
06-07-2015

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu a final do Concurso Nacional de Leitura, pela primeira vez a acontecer no Porto, com a presença do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, na sessão de encerramento.


Concorreram alunos de todo o país mas os premiados, alunos do terceiro ciclo de ensino e do ensino secundário, vieram de Braga, Aveiro, Madeira, Santarém, Castelo Branco e Portalegre. Receberam da mão de Carlos Malato, da RTP, vales em compras de diversos valores.


O Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Câmara Municipal do Porto foram, em 2015, parceiros na realização da Fase Final da 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura que persegue objetivos específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, nos níveis do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.


De manhã ocorreu uma semifinal na qual participam os 42 alunos. Nesta foram selecionados 10 finalistas, 5 por cada ciclo de ensino. As provas orais de tarde obedeceram a um formato de programa específico da RTP1, que foi apresentado por José Carlos Malato e remete para os conteúdos das obras de leitura obrigatória escolhidas.


O Júri Nacional foi constituído por Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL), por Maria Carlos Loureiro, Diretora de Serviços e Representante da Direção Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos (DGLAB), por Teresa Santa Clara, representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), por Rui Vaz, representante do Camões/IP, por Ana Luísa Ramos, representante da Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett e por um representante da RTP.


Resultados:


3º ciclo:

1. Ana Margarida Moreira - distrito de Braga

2. Anthony Santos Pereira - distrito de Aveiro

3. Leonor Maria Freitas de Castro - Ilha da Madeira


Secundário:

1. Maria Teresa Pinto Parreira - distrito de Santarém

2. Maria Lopes Fael - distrito de Castelo Branco

3. Patrícia Heitor - distrito de Portalegre