Sociedade

Fim de semana começa novamente à sexta-feira com o Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

O Cultura em Expansão apresenta no próximo fim-de-semana novos espetáculos do Teatro de Ferro e de Mara Andrade, em Campanhã, na Pasteleira e no Bonfim, todos eles de acesso livre.

O programa começa, mais uma vez, à sexta-feira, com o Teatro de Ferro a apresentar "A Revolta dos Objectos: Uma Conferência Animada", às 21,30 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. O espetáculo utiliza a conferência como dispositivo para descobrir e conhecer o mundo dos objetos, que o Teatro de Ferro já tinha iniciado em 2018, quando apresentou a "Objetoteca Popular Itinerante", um teatro popular que percorreu vários espaços da cidade numa carrinha/biblioteca branca, criado também para o Cultura em Expansão.

"A Revolta dos Objectos: Uma Conferência Animada" será também apresentado no próximo domingo, às 17 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim.

Entretanto, no sábado, a coreógrafa e intérprete Mara Andrade apresenta a sua nova criação "Aqui e Agora", em que revisita três das suas peças - "Oxitocina", "Um Triste Ensaio sobre a Beleza" e "The Lonely Tasks" - que resultam de uma investigação sobre a relação de intimidade que a performance ajuda a estabelecer entre performer e público.

"Continuo fascinada por esta intimidade performer/público. É uma esfera tão real. Eu diria hiper-real, impactante, omnipresente. Criam-se relações, memória, o dito amor. Coisas imensuráveis. Conhecemo-nos não pelos factos, mas por esta ambiência que a performance cria", descreve Mara Andrade a propósito do espetáculo, que vai decorrer na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, às 21,30 horas.

Ainda em novembro, o Teatro de Ferro apresentará mais duas sessões de "A Revolta dos Objectos: Uma Conferência Animada", designadamente no Grupo Musical de Miragaia, no dia 22, e na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, no dia 24. E o Ensemble À La Joie! apresentará a ópera cómica "Ri-te como Jacques!" no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, no dia 30.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI e acompanhada na página oficial no Facebook.