Educação

Filmes de animação de alunos do Porto participam em festivais internacionais

  • Notícia

    Notícia

Dois filmes realizados por alunos do 1.º Ciclo de escolas públicas do Porto no âmbito do programa educativo municipal Porto de Crianças, foram selecionados para dois festivais internacionais. As duas produções são resultado do trabalho produzido em oficinas dinamizadas pelo Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto.

"O livro dos sonhos", filme de animação da autoria dos alunos do 3.º ano da Escola Básica do Monte Aventino, vai participar no Dubrovnik Film Festival 2018, na Croácia, na categoria de filmes realizados por crianças até aos 15 anos. O enredo fala num livro que guarda os sonhos e transforma-os em histórias fantásticas. 

"Pelas ruas do Barredo", realizado pelos alunos da  Escola Básica da Alegria foi selecionado para o 14.º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil Anim!Arte. Retrata a vida de outros tempos, no lugar do Barredo, situado no Centro Histórico do Porto, tendo já sido premiado com o Grande Prémio no Dubrovnik Film Festival, em 2017. 

As duas produções integram um espólio de 82 filmes de cinema de animação realizados por alunos do 1.º Ciclo no âmbito do projeto Porto de Crianças e a exibição internacional permite a projeção do trabalho desenvolvido nas escolas públicas do Porto.

Recorde-se que anteriormente já outro filme deste projeto tinha também sido premiado internacionalmente. "O Duque da Ribeira", filme de animação realizado por alunos do 3.º ano da Escola Básica do Cerco, foi duplamente premiado no 13.º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil - Anim!Arte 2017, conquistando o 1.º lugar nas categorias de "Melhor Filme" e de "Melhor Filme - Europa".