Cultura

Filme de Leonor Teles sobre o Porto entusiasma no Festival Internacional de Cinema de Veneza

  • Notícia

    Notícia

As primeiras reações à estreia mundial de "Cães que ladram aos pássaros" foram muito positivas no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde a realizadora Leonor Teles apresentou hoje o seu filme sobre o Porto.

Contente pela seleção para a competição, Leonor Teles afirmou que "é sempre bom quando o nosso trabalho é reconhecido". Em declarações à RTP, a realizadora apontou também a sua satisfação pela oportunidade de mostrar no estrangeiro este seu trabalho, em que pretendeu dar voz a uma família a mostrar o lado humano das modificações que a cidade do Porto tem vindo a atravessar.

"É importante quando tempos espaço para dar voz a estes temas, a este lado mais social", defendeu ainda, declarando gratidão pela participação da família Gil que acabou a contar a sua história real na curta-metragem, a qual resultou de uma residência artística no Porto.

Essa residência artística, por sua vez, foi concretizada no âmbito do "Cultura em Expansão", um programa da Câmara do Porto que articula políticas culturais e de coesão social, estimulando a criatividade e a vivência artísticas nas zonas menos imediatas da cidade, particularmente os bairros.

"Cães que ladram aos pássaros" está integrado na secção Horizonte das curtas-metragens da 76.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.