Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Filme de Leonor Teles que foi produzido e gravado no Porto estreia nas salas de cinema nacionais
09-07-2020

"Cães que Ladram aos Pássaros", de Leonor Teles, tem hoje a sua estreia comercial em território nacional. O filme foi produzido em 2018 no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, cuja narrativa segue a família Gil durante um verão na cidade do Porto.


Em 2019, o filme teve a sua estreia mundial no Festival de Veneza, na competição de curtas-metragens da secção "Orizzonti", tendo vindo a ser exibido em diversos festivais de cinema internacionais. No mesmo ano, foi nomeado para Melhor Curta Metragem Europeia nos "32nd European Film Awards" e galardoado com o Tercero Premio del Jurado Internacional no "Mecal - Festival Internacional Cortometrajes y Animación".

"Cães Que Ladram aos Pássaros" será apresentado numa sessão intitulada "Três Realizadoras Portuguesas", que irá percorrer várias cidades portuguesas. A iniciativa integra também os filmes "Dia de Festa", de Sofia Bost, apresentado no Festival de Cannes em 2019, e "Ruby", de Mariana Gaivão, exibido no Curtas de Vila do Conde e no Festival de Roterdão.

A primeira sessão decorre nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 21,45 horas, no Cinema Ideal, em Lisboa. No Porto, os filmes serão apresentados no próximo dia 12 de julho, domingo, no Cinema Trindade, numa sessão que inclui um debate com as realizadoras Leonor Teles e Mariana Gaivão, moderado por Sérgio Gomes, programador do Curtas Vila do Conde International Film Festival e Porto/Post/Doc.