Cultura

Filho da Mãe e João Pais Filipe vão a Campanhã para o primeiro "Dueto para Um"

  • Notícia

    Notícia

#Renato_Cruz_Santos_Filho_Mae_E_Joao_Pais_Filipe-.jpg

A Associação Malmequeres de Noêda, em Campanhã, recebe na próxima sexta-feira, dia 7, pelas 21,30 horas, o primeiro "Dueto para Um", novo projeto musical do "Cultura em Expansão" que pretende juntar duplas (mais ou menos) improváveis e produzir um miniciclo de concertos que incluem nomes de artistas incontornáveis da música portuguesa, como Simone de Oliveira ou Sérgio Godinho, e também das artes visuais, como Diogo Evangelista ou Edgar Pêra.

O primeiro dueto apresenta em estreia dois músicos que, apesar das linguagens díspares em que se movem, têm muito em comum: um sentido de virtuosismo trabalhado e esculpido detalhadamente em várias formas.

Filho da Mãe, nome artístico e projeto a solo do guitarrista Rui Carvalho, fará parte desta dupla inédita. O músico lançou recentemente "Mergulho", álbum maduro, melodioso e doce, em contraste com as incursões mais intempestivas de outros tempos.

Do outro lado do dueto temos João Pais Filipe, baterista/percussionista e escultor sonoro do Porto, conhecido pela sua abordagem a uma amplitude de estilos e linguagens, em bandas como HHY&The Macumbas ou Sektor 304, à qual junta uma atividade regular no universo de música improvisada e um trabalho de construção de instrumentos percussivos de metal.

Neste encontro, de entrada livre e sujeito à lotação da sala, os dois músicos cruzarão as suas expressões distintas num momento de criação único, trazendo os arranjos rendilhados da guitarra para a polirritmia taquicárdica da percussão numa estreia imperdível.