Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival ZineFestPt leva edições alternativas ao Brasília e ao Mira Forum
01-11-2018
BD, cinema, exposições, performances e outras atividades integram o festival ZineFestPt dedicado às edições alternativas, que decorre no Mira Fórum, em Campanhã, e no Shopping Center Brasília, designadamente na loja Mundo Fantasma e no Cinema Charlot, entre esta quinta-feira e sábado.

Concebido e organizado pelo coletivo artístico e cultural Atelier 3/3, o ZineFestPt visa promover, partilhar, dar a conhecer e valorizar tudo que se faz na área das edições alternativas, ou seja, publicações e material gráfico enquadrados na cultura do "faça você mesmo" (DIY - Do It Yourself).

Para isso, esta quarta edição inclui exposições, mercado de compras/trocas e vendas de auto-edição e publicações independentes, apresentações temáticas, projeções, instalações, performances, lançamentos de publicações, oficinas criativas e outras atividades.

O evento segue as habituais seis linhas programáticas:
1 - exposição de fanzines, arte postal e livros de artista enviados por correio
2 - exposições individuais nas áreas da ilustração, fotografia, desenho, BD, cinema e música, e variadas técnicas de impressão artesanal e digital
3 - Apresentações/edições - lançamento de edições
4 - Oficinas Criativas com escolas e público geral
5 - Animação: projeções fotografia-vídeo, performances, concertos e DJs
6 - Mercado de edições

Na livraria Mundo Fantasma, é dada mais expressão às edições relacionadas com a BD, ilustração, técnicas de impressão, cinema e música, enquanto no Mira Forum a atenção está principalmente nas edições de fotografia e vídeo.

Paralelamente, o Cineclube do Porto volta a colaborar no ZineFestPt e, além de estar presente com uma exposição de cartazes dos filmes que ilustraram as suas sessões regulares no último ano, apresenta também uma programação com três sessões especiais de cinema no Charlot, na sexta-feira.

De entrada livre, as sessões apresentam trabalhos de Nuno Amorim, relacionando-se com a programação específica do festival (10,30 horas), e ainda dois filmes de culto do cinema de terror: "Plan 9 form outer Space" de Ed Wood (19 horas) e "Night of the Living Dead" de George A. Romero (22 horas).