Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival Porto PianoFest começa segunda-feira a promover o diálogo artístico transatlântico
28-07-2018

Começa já na segunda-feira o festival internacional Porto PianoFest, que decorre até 5 de agosto e leva recitais, workshops e conferências a vários locais da cidade.


O festival, produzido pela cooperativa Cadenza em parceria com a Câmara do Porto, junta pianistas de renome a jovens estudantes em masterclasses e conferências, oferecendo ao Porto uma semana de concertos e recitais públicos.

Dirigido por Nuno Marques - português radicado em Nova Iorque - o Porto PianoFest vai já na sua terceira edição e propõe-se promover o diálogo artístico transatlântico, bem como promover a imagem do Porto e de Portugal.

O espetáculo de abertura realiza-se na Casa da Música, nesta segunda-feira, pelas 19,30 horas, e conta com a presença dos Stars of American Ballet, um grupo de dança contemporânea formado pelos principal bailarinos das maiores companhias de ballet americanas (NYC Ballet, American Ballet Theater, entre outras). Pela primeira vez em Portugal, subirão ao palco acompanhados ao piano por Nuno Marques, num espetáculo que conta com a participação especial do violinista Emanuel Salvador. 

Na vertente pedagógica, destaca-se a inclusão no quadro docente do festival do pianista
Jean Saulnier - professor na Université de Montreal e um dos pianistas canadianos mais
destacados da atualidade - que tem atuação marcada para o dia 2 de Agosto, pelas
18,30 horas, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

O programa do festival comporta oito dias de masterclasses e conferências dirigidas a jovens
pianistas oriundos de diversos pontos do globo, nomeadamente da China, Taiwan, Estados Unidos da América, Vietname, Canadá, Japão e Espanha, bem com um ciclo de concertos de jovens talentos internacionais a decorrer no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Reitoria da UPorto e no Conservatório de Música do Porto.

O Porto PianoFest propõe-se promover a imagem do Porto e do país, potenciando a atratividade dos setores do turismo e indústrias culturais, particularmente junto dos Estados Unidos da América.

Para Nuno Marques, diretor do festival, o outro grande objetivo é estabelecer "um ponto de
encontro, proporcionando aos jovens pianistas portugueses e americanos um espaço de
intercâmbio cultural e musical de onde possam emergir novos laços e sinergias".

As informações detalhadas estão no site oficial: www.portopianofest.com.