Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival Mental estreia-se hoje no Porto com livro de pequenas histórias
29-11-2018
A apresentação de um livro de pequenas histórias e uma mostra de cinema integram a estreia do Festival Mental no Porto. Hoje e amanhã, o objetivo é alertar a sociedade e trazer para o debate público a temática da saúde mental.

Na sua segunda edição, o Festival Mental - que esteve em Lisboa nos últimos dois fins de semana com dança, teatro e cinema - chega hoje pela primeira vez ao Porto para fazer da saúde mental um tema debatido publicamente e sem preconceitos.

O evento, que tem direção e curadoria da conselheira de terapias de adição Ana Pinto-Coelho, inclui uma sessão de entrada livre  no Espaço Atmosfera M (Rua de Júlio Dinis, 158), às 18,30 horas de hoje, em que o empresário Paulo Vieira de Castro apresenta o livro "As Aventuras de Mr. X - a trilogia" com a presença do autor, João Gata. Trata-se de pequenas histórias pensadas, escritas e contadas em apenas cinco minutos, relatando as aventuras de um ou muitos quotidianos, de pensamentos que se cruzam com dúvidas e desejos, de eternos reencontros a vozes várias.  

João Gata dividiu a obra em três tomos: O livro das coisas (que o não são), o livro das Pessoas (impessoais) e o livro dos Lugares (que não ocupam lugar). "As Aventuras de Mr. X" são uma trilogia que se junta num só corpo, reforçada e vivida com as extraordinárias ilustrações de Andreas Stöcklein e paginação de Hervé Hette. Já foram podcast e programa de rádio na saudosa Rádio Europa FM.

Amanhã, o festival ruma ao Auditório Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, com uma mostra de três curtas-metragens finalistas do Open Call Internacional, uma peça apresentada pelo grupo de teatro terapêutico do Hospital de Magalhães Lemos, uma M-talk sobre o tema suicídio e o filme "Suicide Room".

A programação de sexta-feira, com bilhetes à venda online, é a seguinte:

19h45 - Peça de teatro "Ex-Tigma" - cenografia de João Pereira e participação de mais de uma dezena de utentes do Hospital de Magalhães Lemos.
20h00 - Mostra de três curtas finalistas da Open Call Internacional Festival Mental 2018
20h15 - intervalo
21h00 - M-talk sobre Suicídio - painel com Eduardo Carqueja, Inês Areal Rothes e Sílvia Costa; testemunho real de Sara Belo; moderação pelo jornalista César Nóbrega
22h15 - Filme temático "Suicide Room", de Jan Komasa