Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival Internacional de Exploração Sonora no palco do Teatro Carlos Alberto
11-09-2018

Falta um dia para a cidade conhecer o Colexpla - Festival Internacional de Exploração Sonora. A programação, muito focada na interatividade e participação do público, é da responsabilidade da Sonoscopia, em coorganização com o Teatro Carlos Alberto, casa do festival entre os dias 12 e 15 de setembro.


Comprometida com a difusão das novas formas de expressão musical nos domínios da música experimental, improvisada, eletroacústica e da arte sonora, a primeira edição do Colexpla - Festival Internacional de Exploração Sonora surge da herança do Co-Lab - Festival Internacional de Música Experimental, realizado na cidade do Porto entre 1998 e 2003.


Quinze anos depois, o Colexpla visa continuar e renovar esse legado, tomando o pulso ao estado atual da música exploratória, refletindo e interferindo sobre ele, potenciando possíveis repercussões na criação artística portuguesa.


Com efeito, o festival privilegiará áreas tão diversas como a expressividade musical através de novos instrumentos, as novas formas de interatividade na improvisação, as contaminações entre composição e improvisação ou a instalação sonora como forma musical.


Fomentando a discussão e o conceito de liberdade inerente à sua matriz, o Colexpla, que assinala também o arranque da nova temporada do Teatro Nacional São João, combina novos artistas com nomes fortes da improvisação/experimentação internacional, em concertos, instalações sonoras, um workshop e uma conversa.


Entre os destaques, saliente-se a presença de Ken Butler para um pequeno concerto de abertura, "uma força criativa que é capaz de transformar qualquer objeto em instrumento musical ou escultura sonora", refere a organização. O mesmo artista também deixará lastro com a exposição "Hybrid Instruments", que estará patente durante todo o festival.


Mais informações sobre o programa e inscrições para o workshop AQUI.