Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival Internacional de Circo do Porto levou artes circenses a 40 mil pessoas
17-09-2018

A primeira edição do Festival Internacional de Circo do Porto ofereceu 44 espetáculos de circo contemporâneo à cidade e o público encheu os vários palcos para assistir. Ao todo, passaram pelo Coliseu Porto Ageas, Jardim de São Lázaro, Praça da Batalha, Poveiros e Santo Ildefonso cerca de 40 mil pessoas.


Ao longo de quatro dias, o Coliseu contagiou o Porto com o circo e a cidade deixou-se contagiar. Do humor visual de "Viva Viktor" à graciosidade de "Rouge", passando pela cinematografia circense de "Speakeasy", muitos dos curiosos que viram os espetáculos do primeiro dia, 13 de setembro, voltaram para seguir o programa de palco em palco e o número de pessoas nas praças foi aumentando exponencialmente até domingo. Para muitos, terá sido mesmo o primeiro contacto com o circo contemporâneo.


Ao todo atuaram 13 companhias, muitas delas em estreia em Portugal. O Circo Social, projeto educativo e de residência artística lançado pelo Coliseu e com o apoio da Junta de Freguesia do Bonfim, a propósito do Festival, teve honras de abertura do evento, com o grupo a ser muito aplaudido no final da performance "Calçada", desenvolvida ao longo das aulas com a direção artística de Eduardo Dias, e apresentada em estreia absoluta.


Para além dos espetáculos, o Festival contou ainda com conversas sobre o projeto de Circo Social, visitas guiadas ao Coliseu e percursos comentados para artistas e turistas estrangeiros, com partida do Coliseu até um dos palcos do evento.


O Coliseu fez nos últimos anos uma aposta estética e artística do Circo, e este Festival traduz essa aposta, com resultados que estiveram à vista de todos, quer em termos de público, quer na experiência dos artistas, a maioria a atuar pela primeira vez em Portugal.


Com um orçamento de 180 mil euros, 85% dos quais provenientes do programa comunitário NORTE 2020, o Festival Internacional de Circo do Porto contou com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Porto Lazer, e da CCDR-N.