Sociedade

Festival IndieJúnior tem filmes, oficinas e conversas

  • Notícia

    Notícia

#mno_indi_junior_rivoli_RM_07.jpg

Miguel Nogueira

O IndieJúnior Allianz - 4.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto está a decorrer até ao próximo domingo nos espaços do Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto, num total de seis dias com muitas e variadas propostas que visam apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora.

O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com cerca de 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país, e que são avaliados por três júris (oficial, escolas e público).

Com o tema "Viagens", esta edição apela à imaginação e ao sonho que o cinema pode potenciar, mas não se limita à exibição de filmes e propõe-se abordar diversos temas através de oficinas, workshops, conversas com realizadores e outros eventos.

A programação desenrola-se de manhã à noite e os destaques desta tarde vão para a sessão "Intimidades", dirigida a maiores de 15 anos e que inclui quatro filmes sobre memória e tempo, questões de género, educação sexual e amor filial, e para outra sem limites de idades que oferece a oportunidade de conversar com realizadores. Ambas decorrem no Rivoli.

Já na noite desta sexta-feira, é na Casa das Artes que se pode assistir a "Uma colónia", filme que aborda a vida de um adolescente nos dias actuais e todas as estranhezas e descobertas que esta fase da vida envolvem.

Sábado é um dos dias com a programação mais intensa. Entre as diversas propostas, está o ciclo de curtas metragens de animação que permitirá conhecer melhor Norman McLaren, realizador galardoado com alguns dos mais importantes prémios de cinema e um dos nomes pioneiros do cinema de animação conhecido pela técnica de desenho na própria película.

O festival termina no domingo, no final de mais um dia de numerosas propostas, com a revelação dos filmes vencedores desta edição, a partir das 17 horas. Com entrada gratuita mediante levantamento dos bilhetes na bilheteira do Teatro Rivoli no próprio dia do evento, a festa de encerramento tem um cine-concerto com a Associação Porta-Jazz a dar música ao filme "O Barco", de Buster Keaton. A música improvisada de 23 minutos será o resultado de um trabalho de músicos que participarão num workshop orientado pela trompetista/compositora Susana Santos Silva. E após a cerimónia há ainda uma festa.