Sociedade

Festival dedicado à música jazz começa hoje a celebrar uma década de existência

  • Notícia

    Notícia

O festival da cidade dedicado à música jazz comemora uma década de existência entre os dias 7 e 9 de fevereiro, no Teatro Rivoli. A 10.ª edição do festival Porta-Jazz reúne cerca de 65 músicos de 12 nacionalidades, num total de 22 atividades ao longo de 3 dias.

A criatividade e a originalidade da cena Jazz contemporânea estão de volta à cidade do Porto nos próximos três dias com uma programação diversificada em mais um Festival Porta-Jazz. À semelhança das primeiras edições, o festival volta a concentrar em 72 horas múltiplas atividades para comemorar os 10 anos de sucessos, como explicou ao "Porto." o diretor do Porta-Jazz, João Pedro Brandão.

Concertos, parcerias entre músicos nacionais e internacionais, residências artísticas, encontros de escolas de Jazz, masterclasses com Jim Hart e Seamus Blake, Dj Set e jam sessions, que vão encerrar as noites do festival, fazem parte de um cartaz que reúne público e músicos em seis espaços distintos de um só edifício.

Nesta edição, o festival agrega um total de cinco estreias, onde João Pedro Brandão destaca os projetos "Pulse", de Ricardo Coelho; "Implosão", de Ricardo Formoso; "Ascetica", de Hugo Carvalhais; e "The Ocean Inside a Stone", do novo disco de Impermanence.

No entanto, há ainda muito mais para ver do panorama nacional e internacional e o cartaz fica completo com as atuações de Peter Evans com a Orquestra Jazz de Matosinhos; HVIT, de João Grilo e Miguel C. Tavares; Jeffery Davis Quinteto; João Mortágua; Coreto; MAU; Pedro Neves; Hugo Carvalhais e Liudas Mockunas; A Incerteza do Trio Certo; BLECHBARAGGE; e o ESMAE Jazz Ensemble.

Os bilhetes para a 10.ª edição do Festival Porta-Jazz podem ser adquiridos online e na bilheteira do Teatro Rivoli. Cada bloco de concertos (tarde ou noite) tem o custo de 7€. Para os membros da Associação Porta-Jazz o valor é de 2,5€. As atividades no Café e no Foyer são de entrada livre.

+info: consulte o website Porta-Jazz