Cultura

Festival de jazz regressa com dezenas de concertos dispersos por vários palcos

  • Notícia

    Notícia

#jq_jazz_no_parque.jpg

João Queirós

O Porto acolhe nova edição do Festival Porta-Jazz, de 1 a 9 de dezembro, com cerca de 30 concertos, um encontro de escolas, oficinas e jam sessions. Durante nove dias, a cidade torna-se num fértil ponto de encontro entre músicos de jazz de diferentes proveniências e gerações, em que artistas emergentes partilham experiências com compositores e intérpretes consagrados.

Entre os locais que vão receber espetáculos, há palcos grandes como o Teatro Rivoli ou a Casa da Música, instituições de ensino como a ESMAE ou a FEUP, locais de referência da música portuense como o Passos Manuel, o Hot Five ou a Casa de Ló, a sala da associação organizadora - Porta-Jazz - e ainda uma estreia surpreendente: a Igreja de Cedofeita.

Da programação do festival destacam-se várias parcerias inéditas entre músicos sediados no Porto e artistas vindos de outros pontos de Portugal e do estrangeiro. O baterista Marcos Cavaleiro recebe o contrabaixista Thomas Morgan; o quarteto MAP (liderado por Paulo Gomes) junta-se ao saxofonista Chris Cheek; Demian Cabaud e o quarteto de Gonçalo Marques sobem ao palco com o baterista Jeff Williams; Manel Fortià e Carlos Azevedo atuam com Eliot Zigmund (baterista que gravou com Bill Evans).

Na Igreja de Cedofeita, pela primeira vez aberta ao jazz, poderá ouvir-se um trio composto pela trompetista portuense Susana Santos Silva e os suecos Torbjörn Zetterberg (contrabaixista) e Hampus Lindwall, que vai tocar no órgão de tubos do local.

Outro destaque desta edição será o Clubedo. Todos os dias, após os concertos nos auditórios, o público será convidado a viver o ambiente dos clubes que programam habitualmente jazz no Porto. O objetivo é mostrar a criatividade e a dinâmica do jazz nesta cidade, através de espetáculos exclusivos, trios informais e jam sessions abertas à comunidade de músicos.

Recorde-se que o Festival Porta-Jazz acontece anualmente desde 2010 e cumpre um papel importante na vida cultural da cidade, tendo-se tornado uma referência incontornável para o jazz em Portugal. É organizado pela Associação Porta-Jazz, que tem vindo a afirmar-se como uma das grandes plataformas de incentivo à criação e divulgação de jazz em Portugal.

Consulte o programa completo aqui.