Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival de folclore junta tradições de 4 continentes
30-07-2019

Está de regresso o Festival Internacional de Folclore da Cidade do Porto, que entre 31 de julho e 4 de agosto vai colorir praças e ruas da Invicta. A 39.ª edição da iniciativa apresenta um grupo sul-americano, um asiático, um da Oceânia e três europeus, aos quais se junta o Rancho Folclórico de Paranhos, organizador do evento.


O festival abre com uma gala na Praça de Gomes Teixeira ("Praça dos Leões"), na noite de quarta-feira, dia 31, pelas 21,30 horas, com uma atuação do Clube de Danças de Salão do Porto. Segue-se uma apresentação dos grupos: o anfitrião, a Asociación Identidad Peru, o Folk Grup Mahia Rapa Nui (Polinésia), o Folklore Ensemble Szczecinianie (Polónia), o Folk Dance Group Zora (Sérvia) e o Taiwan Folk Music Ensemble.

Na quinta-feira, dia 1 de agosto, a partir das 16 horas, o programa apresenta na zona do Molhe, na Foz, a iniciativa "Dançar na Avenida", uma mostra de danças folclóricas internacionais. À noite, a animação volta à Baixa, novamente à "Praça dos Leões", com atuações dos grupos da Polónia, Perú e Taiwan, a partir das 21,30 horas.

O local recebe no dia seguinte, sexta-feira, à mesma hora, a música e a dança do Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide (Portugal) e das formações da Polinésia e da Sérvia. Antes, pelas 15,30 horas, haverá surpresas em vários locais da cidade.

Sábado é dia de cortejo etnográfico, com partida na Praça da Batalha, às 15 horas, e desfile pela Rua de Santa Catarina. Às 17 horas, os grupos participam numa missa na Igreja de Nossa Senhora da Areosa e, às 21,30 horas, regressam à Praça Gomes Teixeira para a gala de encerramento.

Na sequência do evento, e no âmbito das Festas de Nossa Senhora da Saúde, realiza-se no domingo a 38.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Paranhos. Participam os mesmos conjuntos, que podem ser vistos a partir das 15,30 horas, no Jardim de Arca D'água.

PROGRAMA:

31 de julho:
21h30 | Praça de Gomes Teixeira: Gala de Abertura

1 de agosto:
16h00 | Molhe: Dançar na Avenida
21h30 | Praça de Gomes Teixeira: folclore

2 de agosto:
15h30 | vários locais: animação de rua
21h30 | Praça de Gomes Teixeira: folclore

3 de agosto:
15h00 | Praça da Batalha: Cortejo Etnográfico
17h00 | Igreja de Nossa Senhora da Areosa: missa participada
21h30 | Praça de Gomes Teixeira: Gala de Encerramento

4 de agosto:
15h30 | Jardim de Arca D'Água: Festival de Paranhos