Sociedade

Festival de Circo chega amanhã à cidade e ocupa cinco palcos distintos

  • Notícia

    Notícia

#Christophe_Raynaud_de_Lage_The_Rat_Pack.jpg

"Speakeasy", da companhia francesa The Rat Pack, é um dos espetáculos previstos para o dia do arranque do I Festival Internacional de Circo do Porto. A performance está marcada para esta quinta-feira, dia 13 de setembro, às 21,30 horas, no Coliseu Porto Ageas.

"Speakeasy" era o nome dado aos bares clandestinos que proliferaram durante a proibição do álcool nos anos 20 e 30 do século XX, nos Estados Unidos. É para o ambiente sombrio, da ilegalidade gangster nova-iorquina, que os seis performers e acrobatas vão transportar o público.

O I Festival Internacional de Circo do Porto traz 44 espetáculos gratuitos à cidade entre quinta-feira e domingo (13 a 16 de setembro), quase todos ao ar livre e em estreia nacional.

A iniciativa do Coliseu Porto Ageas, em parceria com a Câmara do Porto, integra 13 companhias de diversos países europeus que vão apresentar as suas criações em cinco palcos distintos: Jardim de São Lázaro, Praça dos Poveiros, Largo de Santo Ildefonso e Praça da Batalha e claro, na "tenda coberta" da cidade, o Coliseu.

Amanhã, primeiro dia, para além de "Speakeasy", estão previstas mais duas apresentações: Calçada, com os alunos do projeto Circo Social, pelas 17,30 horas também no Coliseu; às 22,30 horas, Largo de Santo Ildefonso recebe "Sol Bemol", uma criação da companhia belga D'irque & fien.

"Calçada", com direção artística de Eduardo Dias, resulta de um projeto de serviço educativo e residência artística - Circo Social - que deu a oportunidade a um grupo de jovens da freguesia do Bonfim para conhecer e aprender as artes circenses.

Pensado para um público de todas as idades, "Sol Bemol" apresenta um casal que está perdido, que se encontra e que se perde novamente na "partitura" que é a vida em conjunto. A dupla vagueia de lugar em lugar, encontrando entendimentos, surpresas e desafios com os quais todos somos capazes de nos relacionar.

Para além dos espetáculos, haverá ainda uma Conferência Internacional, um espaço de discussão e literacia para o novo circo e o estado da arte em Portugal e na Europa. Está marcada para sábado, 15 de setembro, às 11 horas na Sala Dois do Coliseu.

O acesso a todos os eventos é gratuito. As entradas no Coliseu são feitas por ordem de chegada e até ao limite da lotação das respetivas salas.

+Info: Coliseu Porto Ageas