Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Festival de Cinema para as escolas
03-12-2015

Começou hoje, na Casa das Artes, o PORTanima Junior - Festival de Cinema de Animação de Escolas organizado pela Câmara do Porto. São dois dias de apresentação de filmes de cinema de animação, realizados por escolas de todos os ciclos de ensino, tendo como ponto alto a revelação e exibição dos filmes vencedores da Competição Nacional de Cinema de Animação para Escolas, que integrou o PORTanima Junior.


As escolas da cidade e concorrentes têm a oportunidade de ver os filmes selecionados para exibição pelo júri do festival e ainda uma mostra de filmes realizados pelos alunos das escolas básicas do 1º Ciclo, no âmbito do programa educativo municipal "Porto de Crianças" premiados em festivais da especialidade.


A Competição Nacional de Cinema de Animação de Escolas dirigiu-se aos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e ao Ensino Secundário e decorreu entre setembro e novembro deste ano. Responderam ao desafio 18 escolas de todo o país, candidatando um total de 43 filmes de animação. 


A Câmara do Porto pretendeu promover o cinema de animação como atividade pedagógica e instrumento de referência no desenvolvimento e exposição dos conteúdos curriculares, rico pela interdisciplinaridade metodológica que implica e transversalidade de saberes que aplica e contribuir para a descoberta e revelação da cidade do Porto, no território nacional, a partir da comunidade escolar e através do cinema de animação como processo educativo.


O PORTanima junior 2015 encerrou as comemorações dos 20 anos do programa educativo municipal "Porto de Crianças" implementado pela autarquia nas escolas 1º ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar, através da promoção de atividades, com parceiros educativos especialistas em áreas como a educação artística, a educação científica e a cidadania.


A sessão de encerramento está marcada para sábado, dia 5, onde serão entregues os prémios, um cartão oferta no valor de 700 euros para a escola e um cartão oferta no valor de 40 euros para cada aluno realizador.