Sociedade

Festival DDD começa com quatro dias (e noites) cheios de propostas

  • Notícia

    Notícia

O Festival DDD - Dias da Dança, que começa nesta quinta-feira, dia 27, tem cerca de duas dezenas de propostas com várias apresentações até domingo, em diferentes espaços dos municípios da Frente Atlântica.

O arranque do festival é feito no Teatro Nacional São João, às 21,30 hora, com a estreia de "Muros", da coreógrafa portuenses Né Barros.

Este projeto coloca-se na zona de exploração do corpo e das identidades, muitas vezes fixadas na noção de raça e de marca territorial. Num momento particularmente crítico no que diz respeito às questões migratórias, o corpo retoma uma nova importância de ser pensado, numa valência transversal e sem fronteiras. 

Veja mais pormenores sobre a primeira noite do DDD aqui.

De sexta a sábado, o Caravane, projeto itinerante concebido pelo Centre National de la Danse (França), inicia a sua primeira paragem no Porto.

Imaginado com o Teatro Municipal do Porto, um ciclo de atividades desenvolve-se no Rivoli e no Teatro do Bolhão, revelando o trabalho patrimonial, pedagógico e artístico da CND num "fora de portas" da instituição, que depois partirá para Buenos Aires.
Durante dois dias, realiza-se um workshop sobre o "Repertório de Alain Buffard" e as memórias autobiográficas do corpo, por Mathieu Doze; um workshop com Noé Soulier a céu aberto, na Praça D. João I; um encontro com Aymar Crosnier; a conferência "Making Bodies" de Noé Soulier; duas sessões de cinema; uma exposição comissariada por Marc Domage e a mediateca; e uma noite com o DJ Bem Dover para ocupar o Rivoli.

Já no Teatro do Bolhão, novo parceiro de apresentação do Festival, Noé Soulier apresenta na sexta-feira "Faits et Gestes", um espetáculo que exercita descolar o gesto do seu contexto habitual e significação para se focar na qualidade do movimento. Os bailarinos concentram-se no modo como um gesto pode sugerir outro, referindo-se a algo que está além de si, mesmo quando não identificável: ações orientadas para um objetivo prático, sequências coreográficas abstratas e gestos comunicativos.

A música do compositor barroco Jakob Froberger estabelece um paralelismo entre figuras de movimento e figuras musicais que exigem significado, embora não tenham uma significação definida.

Entretanto, é no Salão Ático do Coliseu do Porto que Marianne Baillot estreia "Paper Less Paper Dress", um solo que concebe e interpreta sob imperativos poéticos, com um estilo desconstrutivista e burlesco, onde corpos-figuras ou fundidos na paisagem devem realizar tarefas impossíveis.

O Dia Mundial da Dança, no sábado, reserva um programa cheio e com surpresas. Ricardo Machado & Anna Réti trazem "Point of You" ao espaço da Mala Voadora no Porto, um jogo pessoal e filosófico sobre a verdade, a coexistência, os encontros, os possíveis conflitos resultantes de pontos de vista distintos em realidades paralelas.

Na primeira colaboração artística entre os dois criadores, o espetáculo é um debate lúdico onde os pontos de vista vão sendo revelados em cena numa cadeia de reações espontâneas perante a audiência.

O DDD chega também neste dia a Matosinhos, ao Teatro Constantino-Nery, para o segundo espetáculo do projeto "Sete Anos Sete Peças" de Cláudia Dias. Depois de "Segunda-feira: Atenção à Direita", a criadora colabora desta vez com Luca Bellezze para "Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar", que mostra o mundo preso por um fio, um ponto traçado como uma espécie de cartoon ao vivo num fio urdido entre dois corpos.

A frase do título é retirada do Manifesto Comunista e "a principal decisão política passou por não se fechar no presente e nos acontecimentos mais recentes, e recuar até chegar à (questão central da) Palestina", in jornal Público. 

O regresso de Maguy Marin

Aguardada por muitos, a companhia da referência incontornável da dança contemporânea Maguy Marin regressa ao Porto 24 anos depois de cá ter estado. "BiT" é o seu 49.º espetáculo em mais de 40 anos de carreira, centrado no ritmo para questionar as responsabilidades individuais na agitação coletiva dos dias.

A celebração do Dia Mundial da Dança estende-se noite dentro, para conviver, comer, beber e partilhar ideias e para um pé de dança ao som da dupla de DJs D.M.A. (Disco My Ass) no Ponto de Encontro do DDD que inaugura oficialmente do renovado Café Rivoli.

No culminar do primeiro fim-de-semana de dança, a jovem coreógrafa Ana Renata Polónia estreia a sua nova criação "Yeborath" no Teatro Campo Alegre, um solo em que interpreta uma personagem feminina em busca de um estado "líquido" que flutua entre o real e o imaginário íntimo.

Como toda a programação do DDD está articulada de modo a que consiga assistir a todos os espetáculos e atividades, o público é convidado a juntar-se a esta grande maratona de dança.

//

NÉ BARROS "MUROS"

QUI 27 ABR 21H30

SEX 28 ABR 19H00

SÁB 29 ABR 18H30

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO                                       

Mais informações e bilhetes aqui.

CND "CARAVANE"

VÁRIAS ATIVIDADES

SEX 28 + SÁB 20 ABR

VÁRIOS ESPAÇOS - RIVOLI

NOÉ SOULIER "FAITS ET GESTES"

SEX 28 ABR 21H30

TEATRO BOLHÃO

Mais informações e bilhetes aqui

Veja o teaser.

MARIANNE BAILLOT "PAPER DRESS PAPER LESS"

SEX 28 ABR 19H00

SALA 2 DO COLISEU DO PORTO

Bilhetes

RICARDO MACHADO & ANNA RÉTI "POINT OF YOU

SÁB 29 ABR 16H00

DOM 30 ABR 15H00

MALA VOADORA

Assista ao teaser aqui.

CLÁUDIA DIAS "TERÇA-FEIRA: TUDO O QUE É SÓLIDO DISSOLVE-SE NO AR"

SÁB 29 ABR 18H30

TEATRO MUNICIPAL MATOSINHOS CONSTANTINO-NERY

Veja o vídeo do projeto aqui.

Saiba mais sobre o encontro com José Goulão aqui.

MAGUY MARIN "BIT"

SÁB 29 ABR 21H30

GRANDE AUDITÓRIO MO RIVOLI 

Teaser

ANA RENATA POLÓNIA "YEBORATH"

DOM 30 ABR 17H00

AUDITÓRIO CAMPO ALEGRE