Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

São João encerra com as Rusgas
03-07-2015

O programa oficial das Festas de São João do Porto, que este ano se iniciou a 23 de maio, encerra este sábado à noite com as Marchas de São João, uma tradição integrada das Festas da Cidade que remonta a 1957 e que a Câmara Municipal do Porto decidiu recuperar há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade.


Com início às 21 horas no Terreiro da Sé, as Rusgas de São João terão este ano um percurso diferente, uma vez que a exibição perante o júri terá agora lugar na Alameda das Fontainhas, depois de um desfile que percorrerá as ruas de Saraiva de Carvalho, Duque de Loulé, Alexandre Herculano e Passeio das Fontainhas, numa extensão total de cerca de 1.200 metros.


O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, assistirá ao desfile na Alameda das Fontainhas.


Este ano, estarão a concurso sete rusgas, em representação de cada uma das freguesias do Porto: União de Freguesias do Centro Histórico, União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Campanhã, Junta de Freguesia do Bonfim e Junta de Freguesia de Paranhos.


Tal como define o regulamento, cada rusga deverá ser formada obrigatoriamente por um mínimo de 30 elementos. Este ano, o conjunto das sete rusgas totalizará cerca de 1.420 participantes, com a mais pequena a ser composta por 45 elementos e a maior a ultrapassar os 300.


Embora livre, o tema de cada rusga deverá manter um cunho tradicional, evocando factos e costumes da história da cidade. A letra e música que acompanhará cada rusga deverão ser originais.


Ao júri, que será composto pelo historiador Joel Cleto, a bailarina Liliana Garcia (vencedora do concurso televisivo "Achas que sabes dançar?"), a figurinista Cristina Costa (Licenciada em História da Arte e fundadora da ACE - Escola das Artes), a diretora Executiva da Associação de Turismo do Porto, Helena Gonçalves, e o jornalista Secundino Cunha, compete apreciar a exibição de cada rusga e atribuir uma pontuação de acordo com a avaliação da coreografia apresentada, figurinos, cenografia e musicalidade. A rusga vencedora será anunciada na manhã do dia seguinte.


Antecedendo a chegada das rusgas junto à bancada dos jurados, está programada a atuação da cantora Maria do Carmo no palco instalado na Alameda das Fontainhas, a partir das 21h00.

 

Após o término do desfile, terá lugar o Grande Arraial de São João que marcará o encerramento oficial das seis semanas de celebração na cidade.

 

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS RUSGAS

 

1. União das Freguesias do Centro Histórico do Porto

Instituição: Clube Desportivo e Cultural dos Guindais

Tema: São João das Fontainhas

 

2. União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

Instituição: União Desportiva de Massarelos

Tema: 600 Anos dos Descobrimentos

 

3. União das Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro

Instituição: Orfeão da Foz do Douro

Tema: A Foz do Douro

 

4. Junta de Freguesia de Ramalde

Instituição: Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro

Tema: A Tradição de Ramalde

 

5. Junta de Freguesia de Campanhã

Instituição: Associação Cultural Desportiva do Bairro do Falcão

Tema: Recriação de Campanhã

 

6. Junta de Freguesia de Bonfim

Instituição: Sporting Clube de São Vítor

Tema: Revolução do 25 de Abril

 

7. Junta de Freguesia de Paranhos

Instituição: Rancho Folclórico de Paranhos

Tema: Recriação do século passado